EXPOMAFE is part of the Global Exhibitions Division of Informa PLC

This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 3099067.

Informa

A Moldata reforça a sua posição no mercado devido à inovadora linha de produtos HAIMER

27/01/2017


A tecnologia de fixação térmica Haimer assim como  os seus porta-ferramentas e ferramentas de corte tornaram-se o aliado perfeito para Moldata.

 

Moldata Lda. fundada em 1998, desenvolve a sua actividade, combinando experiência, dinamismo e tecnologia avançada, sendo uma referencia consolidada na indústria de moldes. Localizada num dos principais aglomerados moldistas em todo o mundo, a sua localização privilegiada permite-lhe ser constantemente apoiada por serviços especializados na fabricação de acessórios, serviços auxiliares, tratamentos térmicos, logística internacional e pesquisa tecnológica.

A Moldata consolidou a sua posição de liderança na indústria de moldes em uma absoluta especialização na fabricação de estruturas para moldes assim como na prestação de serviços de usinagem de alta qualidade, com mais de 18 anos de experiência no sector. Atualmente, Moldata fabrica estruturas para os principais produtores europeus de moldes, afirmando-se como um parceiro indispensável para assegurar a competitividade de seus clientes. Com três unidades de produção especializadas, numa área de produção de 2.500 metros quadrados, a empresa tem capacidade de produção de até 35 toneladas, com dimensões de até 3000x1600x1500mm parte, disponibilizando até 8.500 horas-máquina por mês.

Moldata conseguiu combinar o know-how dos seus sessenta técnicos altamente qualificados, com a mais avançada tecnologia de usinagem 3 e 5 eixos. Todas as operações são previamente planificadas e programadas através de sistemas CAD-CAM, e assegura o controle total durante todo o processo de execução através de um sistema de medição tridimensional.

Especializada num sempre exigente e competitivo sector dos molde e matrizes, Moldata desenvolveu uma intensa busca do ideal para os seus centros de usinagem para maximizar o seu potencial e conseguir optimizar os recursos oferecidos pelo sua excelente parque de máquinas.

Um dos principais fatores priorizados pela Moldata nesta busca tem sido as ferramentas de aperto já que no passado Moldata constatou como a falta de rigidez e precisão dos seus porta-ferramentas usados em centros de usinagem, bem como um sistema de fixação deficiente, originavam um aumento das vibrações na usinagem, levando entre outros problemas importantes, a ruptura prematura da ferramenta de corte utilizada no processo de produção.


A unidade de produção da HAIMER em Igenhausen, Alemanha, é a maior produtora de porta-ferramenta na  Europa, e possuie a mais moderna produção de ferramenta de corte do continente.

 

Depois de realizar uma complexa pesquisa de mercado e testes rigorosos em suas instalações, Moldata decidiu apostar no líder de mercado em tecnologia de porta Ferramentas e fixação térmica HAIMER, representada em Portugal pela sua subsidiária Ibérica HAIMER Spain S.L.. Esta decisão não podia ter sido a mais acertada, e desde a implementação da tecnologia do fabricante alemão HAIMER, os problemas mais comuns experimentados na usinagem desapareceram práticamentos todos, permitindo um aumento na produtividade do reputado fabricante de moldes Moldata mediante um incremento das condições de usinagem impensáveis até há implementação da tecnologia HAIMER.

Como afirma o Sr. Ricardo Caseiro, gerente de produção: "A configuração dos porta-ferramentas térmicos HAIMER, em particular os anti vibratórios (séries HAIMER Power e HAIMER Power Mini), permitiram reduzir os tempos de usinagem e erosão conseguindo um fresado muito estável em áreas difíceis de alcançar, aumentando assim a qualidade do acabamento. Outro aspecto considerado muito relevante na utilização de porta-ferramentas térmicos HAIMER é a maior durabilidade da ferramenta de corte, devido à redução da vibração na usinagem, quer em desbaste como em acabamento final".

Outro ponto importante considerado pela Moldata por ter decidido sobre a implementação da tecnologia oferecida pelo fabricante bávaro HAIMER, foi o seu programa completo no que toca a fresado exigente e de qualidade. O programa HAIMER não se limita a porta-ferramentas para fresagem de alto rendimento, também se caracteriza por oferecer, como "fornecedor de sistemas" as mais precisas e potentes máquinas de amarre térmico do mercado (máquinas HAIMER Power Clamp e HAIMER Power Clamp NG, nas suas variantes Basic, Profi e Premium) assim como fresas de metal duro tanto de alto rendimento integrais como modular (HAIMER Power Mill e HAIMER Duo Lock).

O Sr. Ricardo Caseiro, gerente de produção, não tem dúvidas a esse respeito: "HAIMER estabeleceu-se como um fornecedor global em torno de processos de fresagem desenvolvidos na Moldata graças ao seu extenso programa. A máquina térmica HAIMER Power Clamp provou ser o complemento perfeito para os porta-ferramentas de qualidade oferecidos pela HAIMER, permitindo a troca de ferramenta em poucos segundos e assegurarando um processo consistente e uma vida útil extremamente longa do porta-ferramenta." Em relação à implementação da gama de ferramentas de metal duro HAIMER Power Mill, acrescenta: "HAIMER desenvolveu uma linha de ferramenta de corte soberba que nos surpreendeu muito agradavelmente; a universalidade de suas ferramentas, a sua durabilidade e excelente custo-benefício têm sido cruciais para estabelecer HAIMER como um fornecedor estratégico de ferramenta. A combinação dos produtos HAIMER em torno de uma máquina de qualidade, que são utilizados ao longo do processo desde o spindle até à peça a mecanizar, resultaram em uma multiplicação exponencial do desempenho dos nossos centros de usinagem. "

                                                    
     
Os porta- ferramentas Haimer Power Mini Shrink são presença constante em Moldata.  A combinação perfeita num porta-ferramentas térmico de uma única peça ,de uma geometria extra-fina com uma base antivibratória. Ideal para o sector do molde.   A mais recente implantação na Moldata foi a linha Haimer Power Mill, ferramentas de corte de alta performance  de equilibrado fino. Esta ferramenta combina capacidade de corte insuperável com o mínimo de desgaste.
 
 A relação estabelecida entre HAIMER e Moldata é vista como estratégica por ambas as partes e tanto o moldista português como o fornecedor alemão estão dispostos a uma colaboração ainda mais estreita no curto prazo. Sr. Javier Fernández Martínez, chefe do mercado sul europeu no grupo HAIMER diz: "Moldata é um cliente de referência a nível nacional e internacional. Está muito presente o seu foco em produtos de alta qualidade e sua incansável busca do aumento da produtividade interna. A confiança em HAIMER e nos benefícios da nossa implementação mostram comos clientes de renome em setores extremamente competitivos sempre confiam com nossos produtos para ajudá-los a alcançar seus objetivos." Na mesma linha, o Sr. José María Sandes, Gerente HAIMER Spain S.L. declara: "A equipe HAIMER responsável pelo mercado ibérico, tem visto uma grande vontade por parte da Moldata, trabalhar em conjunto com HAIMER. O nosso Responsável de área em Portugal, bem como os nossos especialistas em máquinas especiais e fresagem da HAIMER Spain S.L. têm feito um excelente trabalho em um negócio muito exigente, e é uma grande honra para nós que Moldata já tenha acolhido todos os nossos produtos com bom grado e considerar HAIMER como um parceiro estratégico em suas aplicações de fresamento.”