EXPOMAFE is part of the Informa Markets Division of Informa PLC

Informa
Informa

Próxima edição: 06 a 10 de Maio de 2025

São Paulo Expo
Rod. dos Imigrantes - KM 1,5

 

Releases

13/05/2023

Expositores e organizadores do evento comemoram o sucesso desta edição, que foi pautada pelo avanço da tecnologia, automação e soluções inovadoras que conferem à indústria a produtividade necessária para o aumento da competitividade

Seguindo o ritmo de sucesso de visitação, o último dia da 3a edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial superou as expectativas. Não só a quantidade de pessoas, mas a qualificação desses visitantes e a disposição em conhecer as inovações e efetivar contatos e acordos comerciais fizeram com que o evento confirmasse seu papel de palco para grandes negócios.

Na visão do presidente executivo da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso, a EXPOMAFE foi um sucesso, com intensa visitação de público qualificado e com um volume de negócios que superou as expectativas das empresas que participaram do evento. "A 3a edição foi um retrato fiel do comprometimento da indústria brasileira com o crescimento e com a modernização. Tivemos cinco dias de corredores lotados, de interessados nos lançamentos em automação industrial e máquinas-ferramenta, o que evidencia a pujança da indústria brasileira", avaliou. Mais uma vez a ABIMAQ montou o estande Demonstrador da Indústria 4.0, que atraiu a atenção dos visitantes para as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0. A EXPOMAFE é uma iniciativa da ABIMAQ e é organizada pela Informa Markets.

"Estamos felizes com o sucesso da EXPOMAFE e sabemos da potência do setor de automação industrial, corte, conformação e das máquinas-ferramenta. O resultado e a qualificação da visitação superou as nossas expectativas, assim como, o volume de negócios sinalizados pelos expositores", disse a Diretora da EXPOMAFE, Liliane Bortoluci. "É realmente muito gratificante para nós, da Informa Markets, testemunhar que o setor superou os efeitos da pandemia e retomou a força pela qual é conhecida a indústria brasileira". 

 

Presença internacional

Por ser internacional, a EXPOMAFE contou com a participação de empresas de praticamente todos os continentes: além do Brasil, estiveram presentes companhias da Áustria, Bélgica, Canadá, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Holanda, Índia, Israel, Irlanda, Japão, México, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan e Turquia. 

"É estratégico estar na EXPOMAFE, porque aqui encontramos empresas de toda a cadeia da automação industrial. Além disso, o Brasil é um mercado imprescindível para qualquer empresa que deseja ser internacional", comentou o gerente de exportação  da Royal ARC, Tirth Amrani. A empresa de origem indiana fabrica eletrodos de soldagem desde 1986.

Segundo ele, o evento superou as expectativas e viabilizou leads considerados por Amrani como muito assertivos. "A visitação é bastante qualificada, o que facilita os negócios. Nossa ideia é criar cadeias entre os dois países e fomentar a exportação". 

Outro executivo da Índia que participou do evento como expositor é Santo Tandon, da Eastman Hand Tools, que apresentou a linha de utilitários para todos os fins industriais. A empresa iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de introduzir o conceito de cadeias de suprimentos industriais na Índia. "Foi importante para nós estarmos mais perto do mercado brasileiro", concluiu.

Outra empresa, de origem italiana, teve importantes resultados no evento. "Depois desta participação, o Brasil ganha mais representatividade para o grupo Cutlite Penta", comentou o gerente de vendas, Ricardo Medeiros. Segundo ele, durante os cinco dias de EXPOMAFE, a empresa também fez contatos que "certamente se concretizarão em vendas". 

Da Espanha, a Pema Welding é outro exemplo de expositor internacional que participa da EXPOMAFE para estreitar acordos comerciais e marcar presença no mercado brasileiro. A Pema atua no setor de soldagem e automação da produção e é especializada em projetar e fabricar soluções de automação de alta tecnologia há mais de 50 anos. "O que nos surpreendeu foi a qualidade da visitação. Participamos de outras feiras de negócios no Brasil e no mundo, mas esta realmente ofereceu um nível de networking ímpar", avaliou o diretor da empresa, José Carvalho. "Certamente estaremos aqui na próxima edição". 

 

Leads e bons negócios

A THK Brasil, empresa fabricante de guias lineares e outros componentes mecânicos exclusivos, como o eixo estriado, o fuso de esferas e juntas esféricas, recebeu, durante a EXPOMAFE 2023, muitos visitantes do Brasil e exterior interessados nas soluções apresentadas, principalmente os atuadores elétricos, pela alta eficiência e baixo custo que oferecem nas mais diversas operações. A multinacional japonesa aproveitou o evento para comemorar os 30 anos de atuação no país, decisão assertiva por parte da empresa que considerou a participação na feira bastante positiva. 

“A feira nos surpreendeu pelo volume de público especializado, já direcionado a investimentos, até mesmo em médio prazo, porém projetando crescimento e automação. E essa postura nos dá confiança, até porque o nosso produto não é para venda direta, mesmo assim abrimos diversas possibilidades de negócios na EXPOMAFE 2023, o que é muito bom. Se compararmos a quantidade de negócios e de interesse da feira de 2019 com a de hoje, constatamos que o crescimento foi gigantesco”, afirma o diretor-presidente da THK Brasil, Nilton Martins Gimenes.

Segundo Gimenes, a empresa recebeu visitantes de todo o Brasil e América do Sul, em especial da Argentina, Colômbia, Bolívia, Uruguai e Paraguai. “Observamos o grande interesse dos visitantes em automação, como também nos nossos lançamentos na feira: os atuadores elétricos PC (cilindro elétrico para altas cargas compressivas) e PCT (cilindro elétrico com fuso de esferas) que chamam a atenção pelas várias aplicações que possibilitam, combinando alta precisão de avanço e recorrência.

O executivo Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, multinacional japonesa que atua na fabricação de robôs e uma das maiores empresas de automação industrial do mundo, confirma que a EXPOMAFE 2023 recebeu volume considerável de visitantes. “A nossa expectativa em relação à feira nos surpreendeu. Nosso estande ficou sempre lotado por visitantes especializados, não só interessados em conhecer os produtos. Recebemos também empresas com projetos em andamento, necessitando evoluir em estudos e tratativas para a conclusão deles. Como já aconteceu em feiras do passado, mesmo sendo raro, tivemos casos de empresas que vieram à EXPOMAFE para nos conhecer, e rapidamente o assunto evoluiu da questão técnica para a comercial, e os negócios foram fechados durante o evento”, comemora Sakuyoshi.

Ele completa: “percebemos que as pessoas estavam ávidas em participar de eventos presenciais, excelente para a Yaskawa Motoman e demais expositores. É a prova de que nossa indústria voltou a investir, a economia vai voltar a crescer e isso é bom para o Brasil”, reitera Sakuyoshi. No estande da EXPOMAFE 2023 foram apresentados a nova linha de robô MotoMini (7Kg), um dos menores e mais leves robôs de seis eixos do mercado, além das outras linhas de robôs para as mais diversas aplicações.

Já para o gerente regional de vendas da SEW Brasil, Celso Fonseca, a participação da empresa na  feira está sendo um sucesso. “Percebemos uma movimentação fora do normal. Tivemos muitas visitas de executivos interessados em conhecer mais sobre as nossas tecnologias e produtos”, conta o executivo. Ele explica: “trouxemos para a EXPOMAFE alguns lançamentos em soluções de acionamentos. A receptividade dos nossos clientes também tem sido muito satisfatória. A percepção é realmente excelente e estamos certos que muitos novos negócios serão concretizados a partir dos contatos feitos nestes cinco dias de EXPOMAFE”. A SEW Brasil representa uma gama extensa de produtos e serviços, entre eles motorredutores, redutores, motores, componentes para instalação descentralizada, acionamentos com controle eletrônico e mais soluções.

A ZEISS, empresa mundial de tecnologia para os setores da óptica e da optoeletrónica, também marcou presença no evento. “A EXPOMAFE é uma das principais feiras do setor e a participação da ZEISS no evento é fundamental para ouvirmos as empresas que buscam aumentar o seu controle de qualidade e apresentar as nossas soluções de acordo ao perfil e necessidade de cada cliente”, afirma o diretor da divisão da Metrologia Industrial da ZEISS Brasil, Alan Assiz. “Além de construir e fortalecer o relacionamento com os principais players do setor, a feira também é uma oportunidade para demonstrar na prática a precisão e eficiência dos nossos equipamentos e softwares. A visitação qualificada e a presença de tomadores de decisão possibilitaram o início de diversas conversas que poderão ser convertidas em negócio após o evento”, completa o executivo.

A Fronius do Brasil, subsidiária da companhia austríaca líder mundial em tecnologia de soldagem, conseguiu fechar a EXPOMAFE com crescimento de cerca de 50% em negócios fechados em relação ao ano passado. "Recebemos um público altamente qualificado, que busca soluções para sua empresa e interessados em fechar negócio", afirma o diretor comercial da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil, Cláudio Sá. "Além disso, fizemos contatos com lideranças de empresas de escalões que não havíamos atingido antes, dos segmentos de agro, indústria pesada e transporte, que estão entre os nossos principais alvos", conclui.

Na visão do diretor de comercialização, Maurício Lopes, da ROMI, empresa brasileira do setor de maquinários industriais, de forma geral, o mercado brasileiro busca soluções para obter produtividade. "A indústria precisa produzir mais, com mais qualidade e em menos tempo, para se manter competitiva no mercado, e é em eventos como a EXPOMAFE que essa indústria busca a tecnologia necessária para isso", comenta o executivo. 

Durante a feira, a ROMI, patrocinadora do evento, apresentou uma série de inovações, desde novos modelos de máquinas até atualizações de modelos de linhas já existentes, softwares e acessórios que, combinados ao serviço de Engenharia de Vendas, atendem o cliente de forma customizada. "Ano após ano, a visitação do evento, além de manter a frequência alta, tem sido cada vez mais qualificada e tanto a nossa empresa, como todas que se capacitaram para expor seus produtos neste evento, vieram para apresentar e fornecer o que há de mais inovador para atender a esse público, que vem preparado para realizar negócios. Dessa forma, a edição 2023 da EXPOMAFE foi um sucesso de público e de negócios”, finalizou Lopes. 

Segundo o diretor-geral da SCHUNK Brasil, Mairon Anthero, subsidiária brasileira da empresa familiar alemã SCHUNK GmbH & Co. KG, que atua com sistemas de garras e tecnologia de fixação, estima-se que a empresa vá superar 800 leads captados até o último dia da EXPOMAFE 2023. Além da linha de soluções e do diferencial sustentável, a empresa também apresentou ao visitante do evento uma experiência digital mais aprimorada, com facilidade de acesso às informações exclusivas da multinacional. “A EXPOMAFE foi extremamente importante para a SCHUNK, e não só foi positiva como superou nossas expectativas, de maneira geral”, afirmou Anthero. E completou: “A edição de 2023 é um marco para a nossa empresa e trazemos grandes inovações, mostrando a nossa preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, dois propósitos da SCHUNK no Brasil. Além disso, concretizamos alguns negócios que não imaginávamos fechar na feira, atestando que o segmento vem forte, se recuperando de algumas baixas no início do ano, trazendo mais confiança de que 2023 ainda será muito promissor”.

"Participar da EXPOMAFE é uma oportunidade de conhecer novas tecnologias, prospectar novos leads e ficar mais próximos dos nossos clientes que vem à feira nos prestigiar", avaliou o gerente Nacional Comercial da Tekbond Saint-Gobain, Gustavo Pacheco. Na visão dele, a feira proporciona, em um prazo curto de tempo, a captação de clientes de diferentes regiões do Brasil e América Latina. "O investimento na feira vai gerar grandes negócios para Tekbond Saint-Gobain", revelou.

 

Relacionamento com o cliente é assunto no último dia da EXPOMAFE 

Sendo a EXPOMAFE um ponto de encontro para os negócios da cadeia de transformação industrial, o Parque de Ideias trouxe, no último dia de evento, 13, informações sobre Gestão de Relacionamento com o Cliente, ou também conhecido como CRM (Customer Relationship Management). Em sua palestra, o gerente de vendas da MM Engenharia, Lucas Mattos, descreveu o CRM como um software estratégico, que reúne e integra dados valiosos para as empresas. 

Pensando nas estratégias comerciais aplicadas ao mercado de máquinas, o gerente comentou que a adoção de soluções de gestão mais modernas garante mais segurança aos dados e permite fazer análises detalhadas sobre o histórico e perfil dos prospects e clientes, tornando as ações de vendas mais assertivas e o relacionamento entre a empresa e sua carteira de clientes ainda mais sólido. 

Entretanto, Mattos advertiu que, mesmo com todas as vantagens da automação e da digitalização de processos ligados à gestão do relacionamento com os clientes – como agilidade e precisão, e a segurança de dados –, a participação humana, seja na venda ou na manutenção do relacionamento, é imprescindível. "Nada substitui o contato humano", ressaltou.

 

A Manufatura em Cloud

O docente do Instituto de Ensino Mauá, Ari Nelson Rodrigues, encerrou a programação do Parque de Ideias, que contou com 100% de conteúdo especializado. Com o tema: O papel da cloud na manufatura, o professor explicou que fazer a manufatura em nuvem é um sistema de fabricação inteligente, que se tornou o principal impulsionador do que foi denominado de 4ª Revolução Industrial. Tecnologias como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), blockchain e realidade virtual estão presentes entre o mundo físico e digital, e a capacidade de conectar e transferir dados entre dispositivos em altíssima velocidade permite aos fabricantes criar soluções para os problemas de negócios mais urgentes. “A nuvem é um modelo de negócios para se produzir bens e serviços com o mínimo esforço de gerenciamento”, disse Rodrigues.

Ainda segundo o professor do Instituto Mauá, a proposta da Indústria 4.0 é ser um modelo de negócio para a transformação digital com a adaptação corporativa. “No futuro, os sistemas poderão tomar decisões sozinhos. O objetivo é conseguir que as máquinas conversem entre si”, afirmou.  

Uma novidade desta edição será a Cobertura Digital da EXPOMAFE, que disponibiliza os vídeos da programação do Parque de Ideias na plataforma Indústria Xperience, a partir de 5 de junho, para a comunidade digital que acompanha os eventos EXPOMAFE e FEIMEC. Além disso, no canal do YouTube do evento, já estão publicadas entrevistas com os expositores e representantes do projeto Mulheres na Indústria. Clique aqui e participe da comunidade Indústria Xperience.

 

FOTOS EXPOMAFE 2023: Clique aqui para ver a nossa galeria.

 

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado, das 9h às 17h).

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - São Paulo - SP.

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. Em 2023, foram mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Superando mais de 57 mil visitantes no evento presencial, que puderam também acompanhar mais de 120 horas de programação de conteúdo. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

 

Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da EXPOMAFE 2023

 

12/05/2023

Quarto dia do evento é marcado por negócios entre empresas em busca de tecnologias e inovações em máquinas-ferramenta e automação industrial

O volume de negócios e de vendas estão dando o ritmo da 3a edição da EXPOMAFE. O equilíbrio entre intensa demanda e qualificação do público visitante não passou despercebido pelos expositores, que qualificaram a interação com os visitantes como estratégica para a dinâmica dos negócios. 

O diretor da Calfran Indústria e Comércio, Antônio Juste, conta que a empresa vendeu 20 máquinas no evento, avaliadas em R$ 450 mil cada uma. Especializada na fabricação de máquinas de corte especiais, a Calfran trouxe para a EXPOMAFE a linha de corte a laser para chapas e tubos, a calandra de chapa e de perfil, e a dobradeira de chapa. Segundo o executivo, o período pós-pandêmico está superando as expectativas. “No primeiro trimestre do ano, crescemos 30%, em relação ao mesmo período de 2022. A linha de corte a laser que adicionamos ao nosso portfólio incrementou muito nossos negócios”, disse o empresário.

A gigante White Martins também teve as expectativas superadas com a participação no evento. O gerente de tecnologia e aplicações do segmento metalmecânico da empresa, William de Abreu Macedo, conta que o estande da empresa tem recebido profissionais de diversos países. A empresa veio com uma meta desafiadora para a EXPOMAFE e, de acordo com Macedo, as vendas foram bem expressivas.

“Esse ano, a White Martins apresentou uma linha do tempo da empresa. Falando um pouco de DNA, trouxemos um pedestal com o primeiro modelo de maçarico que desenvolvemos há muitos anos. O objetivo foi fazer o contraste deste maçarico, bastante simples, com o restante do estande, onde estão expostos equipamentos de alta tecnologia, de última geração, para mostrar de onde a empresa saiu e onde ela chegou”, comentou. Esta participação reforça o posicionamento que além de ser uma empresa de gases industriais, a White Martins também possui uma linha de equipamentos para a área industrial, construída no pilar da qualidade, inovação e responsabilidade ambiental e social. 

“Trouxemos para a EXPOMAFE 2023 uma célula - um braço mecanizado, robótico - que faz o mesmo papel do robô industrial, mas com uma programação simplificada que facilita o acesso para as empresas de pequeno e médio porte. Estamos, de certa forma, democratizando o processo de robotização para aqueles que não têm capital elevado de investimento, mas precisam fazer parte do meio por conta da escassez de mão de obra especializada”, disse o gerente. 

A CIMHSA Máquinas Operatrizes também festejou a visitação e as vendas conquistadas durante a EXPOMAFE 2023. Segundo o gerente de vendas, Vinícius Cordeiro, a empresa trouxe 15 máquinas. "Notamos, neste ano, o otimismo das pessoas que estão vindo para a feira. A partir da EXPOMAFE 2023, a atividade tende a movimentar muito além do que estávamos esperando”, comentou o gerente. Até o quarto dia de evento, a CIMHSA já vendeu mais de 30 máquinas, avaliadas entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão. 

Produtividade por meio da inovação 

Tecnologia e automação são os atrativos desta edição da feira. "A EXPOMAFE 2023 é um  reflexo desse mercado, que vem trazer o que há de mais moderno em tecnologia e automação em busca de aumentar a produtividade", constata o executivo Rogério Cardoso, coordenador de Marketing da Heller, empresa de origem alemã com 50 anos de Brasil, uma das principais fabricantes de máquinas-ferramenta no setor da usinagem.

Além de apresentar no evento as novas gerações de máquinas de quatro e cinco eixos voltadas ao mercado de usinagem, a estratégia da Heller é a de reforçar seus pilares de atuação: máquinas, serviços, know-how de processos digitais e, principalmente, a automação. "A empresa vem de um 2022 muito bom e quer aproveitar a tendência do mercado para investir, superar as incertezas, agregar o diferencial de uma produção de máquinas feita no Brasil, com tecnologia e qualificação de mão-de-obra de base alemã, e com a parte de serviços e da automação oferecendo soluções completas e customizadas para conferir produtividade ao mercado que atende", afirma Cardoso.  

A Cutlite do Brasil, sendo protagonista brasileira nos setores de máquinas para corte e gravação a laser, que projeta, fabrica e vende avançados destes sistemas, vem ao evento reforçar a marca e divulgar a mudança na tecnologia de laser de fibra que a empresa passou a adotar, desde 2019. "Essa inovação tem alta potência de corte e confere qualidade, velocidade de processo e produtividade", conta o manager da empresa, Cilnei dos Santos. 

Ele reforça o alto valor agregado de seus produtos e reconhece que a EXPOMAFE é essencial para que o cliente venha conhecer essa tecnologia inovadora no Brasil. "Recebemos tanto os clientes que já estão em negociações conosco, quanto novos contatos interessados em saber mais e em ver de perto o desempenho do produto, o que não é possível de ser feito efetivamente online, à distância", completa o executivo.

Já o diretor de Operações da Cosa Intermáquinas, Danilo Bonassi Lapastini, avalia que o Brasil poderia estar no topo de países mais tecnológicos, se o acesso ao crédito e às tecnologias globais fossem mais facilitados. "O mercado busca se inteirar das tecnologias de ponta, e eventos como a EXPOMAFE são essenciais para que a transformação conheça o que há de mais moderno no mundo para se tornar competitiva. Com mais apoio, a indústria de transformação nacional poderia decolar", afirma o executivo. 

A Cosa Intermáquinas, que hoje é uma empresa 100% nacional e atua nos setores de máquinas operatrizes, automação e dispositivos, afiadoras, metrologia e equipamentos de medição, além da assistência ao cliente, trouxe ao evento a linha para usinagem e os novos equipamentos de metrologia tridimensional, de medição óptica, braço de medição e medição para o chão de fábrica. Segundo o executivo, a empresa já comercializou, até o momento, pelo menos oito máquinas e, entre máquinas e equipamentos, valores acima de R$ 5 milhões.  

Até o momento, a SIMCO contabilizou vendas de mais de 15 máquinas na EXPOMAFE. Com 27 anos de atuação no mercado de máquinas industriais, a empresa vem de um período positivo de negócios e segue com boas perspectivas para 2023, conta a gerente de Marketing, Sarah Vasconcelos. Segundo ela, a SIMCO apresentou, além da linha tradicional, duas novas máquinas com tecnologia para matrizes, produção e usinagem na EXPOMAFE 2023. 

Recuperação de imagem 

A maior feira internacional de máquinas-ferramenta e automação industrial também tem sido benéfica para quem quer posicionar sua marca com autoridade no mercado. O diretor técnico-comercial da Deb’Maq, Davi Araújo, disse que a empresa está em um período de reopocisionamento de imagem, e marcar presença na EXPOMAFE foi primordial. A empresa trouxe para a feira um torno convencional modificado que o mercado sempre pediu, conforme o diretor. 

“A tecnologia está cada vez mais presente nas máquinas e podemos dizer que houve crescimento industrial nos últimos anos. Fizemos as alterações solicitadas no torno convencional e o resultado foram as vendas concretizadas”, disse Araújo. Até o terceiro dia de feira, a Deb’Maq vendeu 40 máquinas com a média de R$ 230 mil a R$ 250 mil, fora outros modelos que chegam a casa de R$ 1 milhão. 

Segurança Cibernética 

O tema que fez parte da programação no Parque de Ideias nesta sexta-feira, 12, trouxe o especialista em segurança cibernética do Senai-SP, Danilo Rodrigo Oliveira, que comentou que a Indústria 4.0 nasceu na Alemanha, em 2011, com o objetivo de aumentar a competitividade entre as empresas. Segundo ele, as empresas investem na indústria 4.0 porque querem fazer mais com menos. “Vivemos em um mundo em que precisamos ser competitivos. Há 20 anos, não fazíamos inúmeras coisas que fazemos atualmente, e isso ocorre também com a indústria”, disse. 

Construir a segurança cibernética nas empresas é indispensável com a digitalização da indústria. A digitalização na indústria 4.0 é tornar processos manuais em processos digitais, o que quer dizer utilizar Inteligência Artificial para gerir cada etapa da produção, que passa, então, a ajudar nos cálculos e no planejamento dos próximos passos da empresa. Implementada a digitalização, a empresa passa a utilizar o computador em nuvem, big data e, consequentemente, a cibersegurança em todas as etapas de sua produção. 

No entanto, essa segurança, certamente, precisa vencer alguns desafios. A mudança cultural nas organizações é um ponto, a qualificação de mão de obra é outro tão importante quanto. E todas as empresas que passam pelo processo de digitalização estão expostas às ameaças cibernéticas, que podem comprometer a reputação, a operação, o faturamento e até a própria sobrevivência do negócio. O ambiente cibernético, de acordo com Oliveira, é focado nos dispositivos eletrônicos, nos softwares e aplicações e nas redes com internet. 

Danilo também comentou que a manufatura é o setor mais visado para os ataques cibernéticos e que, segundo pesquisas da Fiesp/Ciesp, em 2022, 74% dos ataques visam bloquear a operação da empresa, sendo que 36,2% obtêm êxito. O especialista do Senai-SP disse que é essencial que as empresas façam a análise de vulnerabilidade que possa deixar ‘brechas’ aos ataques cibernéticos. “Existem muitas decisões a serem tomadas, mas não existe ‘bala de prata’ em segurança cibernética”, afirmou.

Eficiência energética

O Senai-SP também marcou presença no Parque de Ideias trazendo informações pertinentes à eficiência energética para as indústrias. O coordenador de relacionamento com o mercado do Instituto Senai, Ulisses Vieira de Moraes, apresentou o Balanço Energético Nacional de 2022, que aponta que o sistema de transportes é hoje o maior consumo de energia no Brasil, com uma participação de 32,5%. Logo em seguida, vem a indústria, com 32,3%. 

O coordenador afirmou que consumo tem a ver com o tipo de processo produtivo que as empresas usam e disse que o custo de energia, que era muito barato nos últimos anos, mudou de cenário nos dias atuais. “Todo negócio precisa de uma gestão energética nos processos. A eletricidade representa 21,6% do consumo industrial no país”, disse.  

A partir de 2024, segundo o coordenador, todas as empresas poderão escolher se querem adquirir energia do provedor local da sua cidade, ou se querem adquirir do mercado livre. Além de analisar a melhor proposta, a troca de equipamento pode ser outra forma de se fazer a gestão energética, mas apenas fazer a troca não é sinônimo de gestão. A gestão integrada, conforme Moraes, pede a análise da vida útil do equipamento. “Fazer a gestão energética é a etapa anterior à definição do tipo de energia que você vai usar”. E disse ainda: “diagnóstico energético é fundamental para a empresa decidir quais ações ela deve tomar para uma melhor gestão”.

A Expomafe está a todo vapor cheia de oportunidades de negócios, interações e tecnologia até este sábado, 13, no São Paulo Expo.

Credenciamento para Visitantes: expomafe.com.br

FOTOS EXPOMAFE 2023: Clique aqui.

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado, das 9h às 17h).

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - São Paulo - SP.

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da EXPOMAFE 2023

 

11/05/2023

O terceiro dia da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas- Ferramenta e Automação industrial surpreendeu os organizadores pelo volume de visitantes que estiveram no São Paulo Expo, onde o evento é realizado até o próximo sábado (13). 

 

"O evento vem superando seus dias de visitação e hoje, no histórico das três edições do evento, foi o dia de maior movimento, o volume de profissionais que passaram pela EXPOMAFE superou nossas expectativas. Nossa expectativa é superar a visitação estimada, e receber mais de 55 mil visitantes", comenta a show director, Liliane Bortoluci.

Além da visitação intensa, o evento vem ganhando destaque como polo gerador de negócios. O evento reúne 900 marcas nacionais e internacionais, de mais de 18 países, que apresentam soluções em tecnologias, automações, peças e equipamentos e maquinários, para o segmento industrial.

Na EXPOMAFE 2023, a chinesa Bodor Laser, que produz e comercializa máquinas de corte a laser, fechou o terceiro dia com sucesso de vendas. Segundo o gerente de produto da empresa, Meng Qingchuang, já foram em torno de 20 máquinas vendidas, no valor, aproximadamente, de US$ 150 mil cada. A empresa, também, está com mais de 30 máquinas para entregar a distribuidores no Brasil. A Bodor é um dos 64 expositores chineses presentes no evento. 

Soluções com viés sustentável

A indústria, de uma forma geral, intensificou o ritmo do desenvolvimento de soluções que transformam o ciclo industrial em um processo produtivo cada vez mais sustentável e eficiente. Na EXPOMAFE, são vários os expositores que apresentam equipamentos que promovem maior eficiência, sem comprometer a qualidade.

Um desses exemplos é a SCHUNK Brasil, que atua no segmento de sistemas de garras e tecnologia de fixação. A empresa a EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial para lançar a garra Adheso. Sem utilizar eletricidade e nem ar comprimido para fazer a pega das peças, a Adheso usa a aderência no contato com a garra e vem sendo muito utilizada, especialmente, na Europa, também, por ser um equipamento Green Carbon.

“Esta é uma garra ecologicamente correta e já está sendo muito empregada na Europa, porque lá eles têm esse conceito de fábrica verde. E agora estamos trazendo para o Brasil, que tem grandes potenciais clientes para o uso”, ressalta o gerente de engenharia de vendas técnicas da SCHUNK, Julio Del Valle.

A garra é muito utilizada nas indústrias eletrônicas, farmacêutica, alimentícia e, até mesmo, automobilística. Uma grande montadora de automóveis alemã, por exemplo, manipula o vidro do carro com esta garra. E por que essa garra e não ventosa? “A ventosa deixa marca e a Adheso não deixa. Então, assim, eles eliminam um processo de limpeza”, finaliza Julio Del Valle.

Já a Quimatic Tapmatic trouxe para a EXPOMAFE o novo composto epóxi Plasteel Titanium, reforçado com titânio para proporcionar reparos altamente resistentes e usináveis após uma hora, a linha de fluidos de corte ecológicos, com soluções pioneiras, mais amigáveis ao usuário e ao meio ambiente e que atendem às mais elevadas exigências sustentáveis do mercado.

Presente no evento, a White Martins expõe o StarCobot em funcionamento. Trata-se de um braço robótico que executa trabalhos de corte e soldagem com ganho de produtividade e redução de custos que pode chegar a até 50%. A inovação permite executar operações de soldagem e corte plasma com qualidade e repetibilidade, reduzindo os riscos de acidentes e de exposição dos colaboradores aos gases resultantes do processo industrial, além de diminuir impactos ao meio ambiente.

Outra novidade da White Martins no evento é o Starflow, sistema de gerenciamento de gases que regula o fluxo de gás em tempo real de forma sincronizada com a corrente de soldagem. O equipamento conta com medição permanente do fluxo, possibilitando uma economia de gás de até 60% e a redução de custos operacionais. Por meio do fácil manuseio e monitoramento, pode ser utilizado para todos os tipos de gases nos processos de soldagem automatizada ou manual, possibilitando redução das emissões de CO2.

Uma solução para a reciclagem de fios e cabos de cobre é o destaque do Grupo Triaxis Tecnologia, na EXPOMAFE. A empresa localizada no ABC Paulista, onde fabrica máquinas para o mercado de usinagem, passou a distribuir em 2011 máquinas italianas recicladoras de fios e cabos, e há cerca de oito anos nacionalizou 100% a fabricação dessas máquinas. 

"A demanda pela reciclagem de fios e cabos só aumenta, uma vez que o mundo está voltado à logística reversa e que o cobre é o terceiro metal mais usado na indústria por ser o melhor condutor elétrico depois do ouro", afirma o diretor-geral da empresa, Philippe Garcia. Segundo ele, suas máquinas de reciclagem, com capacidade de 100 kg a 3 mil kg, atendem ao próprio setor de eletroeletrônicos, de fios e cabos, de reciclagem veicular e outros voltados à logística reversa e sustentabilidade. 

"Somos líderes de mercado com crescimento de 25% ao ano", afirma o executivo, que completa: "participar de feiras como a EXPOMAFE é um ponto alto de nossa estratégia comercial, uma vez que, além de efetivar vendas no estande, estabelecemos contatos durante os dias do evento que nos preenche a agenda de prospects para o ano todo". 

Outro exemplo de soluções com viés sustentável na EXPOMAFE vem da BLM Group, empresa industrial que se dedica à concepção e construção de sistemas de processamento de tubos, arames e chapas e à digitalização. "Estamos vindo de um período de pandemia em que o mercado estagnou, mas apresentou rápida recuperação, o que faz com que a empresa venha assimilando bons resultados desde então", conta o diretor da empresa, Fabio Hollatz.

Segundo ele, a EXPOMAFE 2023 reflete essa retomada do mercado. "Durante o evento, estreitamos e abrimos novos relacionamentos com visitantes que nos procuram para buscar soluções voltadas à melhoria de processos, redução de tempo de produção, que apresentem menos resíduos no pós-produção, consumindo menos energia e gerando, assim, mais sustentabilidade e competitividade", conta Hollatz. E completa: "nossas perspectivas para o segundo semestre são positivas, mesmo com algumas incertezas do mercado".

Quem também atende a um leque bastante amplo de segmentos da economia, é a Hexagon, que atua com soluções de realidade digital, combinando sensores, software e tecnologias autônomas, visando aumentar a eficiência, produtividade, qualidade e segurança em aplicativos industriais, de manufatura, infraestrutura, setor público e mobilidade. "Temos 32 anos de atuação no Brasil e entendemos que, hoje, as empresas estão em busca de melhorar seus processos produtivos para se tornarem mais competitivos nesse cenário em que vivemos", afirma o gerente técnico industrial, Nelson Carvalho.

Segundo ele, a feira tem apresentado ao expositor um visitante conhecedor das tecnologias, que vem preparado para fazer negócio. "Uma curiosidade é que, este ano, a maior frequência em nosso estande tem sido de clientes dos setores de usinagem, de plásticos e do setor médico, buscando soluções mais imediatas e fechando negócios aqui mesmo no evento", contou Carvalho. 

Para o diretor de marketing para América do Sul da ESAB, José Roberto Domingues, a EXPOMAFE 2023 coloca em evidência uma demanda represada do mercado por atualização tecnológica. "Nos propusemos este ano a apresentar ao visitante as soluções que aproximam os produtos da tecnologia, voltada tanto para a automação de processos e aumento da produtividade, quanto para o monitoramento, reduzindo tempo de produção, desperdício, atrasos e aumentando também a conectividade com o cliente. Com isso, estamos com o estande constantemente cheio e acreditamos que nosso trabalho pós-evento sobre os leads gerados será bastante produtivo", afirma o executivo. 

Indústria Automotiva tem representatividade de mulheres 

A EXPOMAFE 2023, abraçando pautas de diversidade e equidade de gênero, nesta quinta-feira, 11, no Parque de Ideias trouxe a CEO do Portal Automotive Business e líder da Rede AB Diversidade, Paula Braga, que apresentou dados da indústria, de modo especial, do setor automotivo, abordando que ainda é necessário discutir sobre os temas citados.  

O Automotive Business, portal especializado do trade automotivo, ganhou, em 2021, o Prêmio WEPs (Princípios de Empoderamento das Mulheres), promovido pela ONU Mulheres. O reconhecimento destacou o pioneirismo da publicação em fomentar a equidade de gênero, o empoderamento feminino e a diversidade no setor automotivo, com destaque para o projeto AB Diversidade, lançado em 2017. O projeto, segundo Paula, prepara as mulheres para atuar no ambiente de negócios da indústria automotiva.

A CEO apresentou uma pesquisa do Instituto Locomotiva realizada com montadoras, que  avaliou a percepção das empresas quanto à importância da diversidade no contexto industrial. Para 63% dos entrevistados, a questão é relevante para a reestruturação das empresas. 

Outra pesquisa citada por Paula, neste caso da consultoria McKinsey, revelou que a igualdade de gênero adicionaria à economia global US$12 trilhões, e que empresas crescem em torno de 21% ao ano quando possuem mulheres em cargos de liderança. 

Mesmo com a falta de equidade de gênero nas empresas, há quem só contrate mulheres para o seu segmento. A CEO da Comgen Componentes Genuínos, Brenda Cavalli, que participou do evento, comentou que 99% dos seus colaboradores são mulheres. A Comgen trabalha com componentes para o setor automotivo, especialmente junto aos postos de combustíveis, e apostar no gênero feminino foi uma estratégia. “A mulher sabe argumentar melhor. O propósito da Comgen é justamente mostrar que a mulher tem conhecimento e conteúdo técnico para atender o segmento”, disse Cavalli. 

Sustentabilidade também no Parque de Ideias

O tema sustentabilidade permeia hoje todo e qualquer ambiente e atinge a indústria de forma abrangente. Melhorias em processos, economia de insumos, qualificação da mão de obra, conectividade, automação, gestão de resíduos, tudo isso faz parte da pauta das indústrias e se reflete em competitividade e em sustentabilidade. 

Exemplo disso foi apresentado na palestra "Mobilidade - Como será o veículo do futuro?", ministrada pelo engenheiro da FORD Motor Company Brasil, Gersio Len Misawa, no Parque de Ideias, uma das atrações da EXPOMAFE 2023. Segundo ele, o carro do futuro (2040) contará com diferentes níveis de automação, tecnologias integradas, conectividade com o ambiente, estará imerso na economia compartilhada, será sensitivo e simplificador de dilemas humanos, além de sustentável e eficiente. Pode ser até que voe! Mas essa não é a questão. 

A questão é que para chegar a esse nível de inovação no futuro, hoje já estão sendo realizadas, testadas e até mesmo comercializadas inovações tecnológicas que há pouco tempo nem eram imaginadas. Os avanços veiculares voltados ao uso de energias alternativas, o uso de realidade aumentada para oferecer conforto e segurança ao usuário, sem falar na conectividade para o uso de dados úteis, tanto para dentro do veículo, quanto para o ambiente externo, até o máximo do desenvolvimento que são os veículos autônomos. Inovações que, mesmo hoje, muitas vezes ainda estão em processo de melhorias e testes, mas já trazem benefícios. 

"Dou o exemplo das baterias usadas em veículos elétricos. Enquanto desenvolvemos formas de aumentar sua performance e diminuir seu peso e custo, criamos forma de reciclar este valioso produto e, até mesmo, dar a ele um segundo uso, como a possibilidade em teste de armazenar energia solar off grid", comentou Gersio Len Misawa. 

Inovação e sustentabilidade são temas abordados no Parque de Ideias na EXPOMAFE 2023. Amanhã, sexta (12), a programação traz discussões acerca da Segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação; a Tecnologia de automação e sensores com internet das coisas (IoT); a Manufatura aditiva na prática; a Jornada da transformação digital na indústria; e a Eficiência energética e gestão integrada. Participe. A entrada é gratuita. 

Credenciamento para Visitantes: expomafe.com.br

Credenciamento de Imprensa: Acesse o link ou diretamente no pavilhão.

 

FOTOS EXPOMAFE 2023: Clique aqui.

 

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

 

Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da EXPOMAFE 2023

 

10/05/2023

Investimentos em automação e inteligência artificial modernizam parques industriais

 

Encontros com clientes, networking, atualização sobre as novas tecnologias, abertura para novos negócios e efetivação de vendas. São muitas as razões que levam as empresas a investirem em eventos como a EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, com foco em tecnologia e inovação para a indústria de transformação e que vem atraindo profissionais de todos os segmentos industriais para o São Paulo Expo. O evento reúne, até o próximo sábado (13), mais de 900 marcas nacionais e internacionais. 

"Por conta da alavancagem do ‘boom’ das construções e reformas no período, praticamente dobramos nosso faturamento durante a pandemia, indo totalmente na contramão do mercado e, em 2023, encaramos desafios bastante diferentes para crescer", afirma o gerente comercial da Tekbond, Gustavo Pacheco. 

A empresa, que participa da EXPOMAFE 2023 apresentando sua linha industrial de produtos, como travas químicas, silicones, antigripantes, linha Araldit, cianos e outros, passa por um momento em que variáveis como juros, empregabilidade, alta do dólar e impostos fazem com que o mercado cliente ainda viva incertezas para investir. "A estratégia da empresa para crescer está em investir na participação de eventos de negócios voltados aos setores que atendemos - um deles a indústria - para ampliar nosso networking", explica. Ainda segundo ele, em um país continental como o Brasil, as feiras, como a EXPOMAFE, reúnem em um só lugar as principais empresas e soluções para que compradores possam se atualizar de forma prática e eficiente. "A edição de 2023 está bem interessante quanto à qualificação da visitação. Abrimos muitos contatos novos e encaminhamos negócios importantes a serem efetivados nos próximos dias", completou.  

A EXPOMAFE tem sido palco não apenas para a ampliação do networking, como também para a disseminação de novos posicionamentos. É o caso do Grupo Alltech, empresa que nasceu como importadora de máquinas e ferramentas para os diversos segmentos da indústria, como transformação, usinagem, corte e conformação. 

Em 2023, a empresa mudou totalmente seu posicionamento de mercado, adotando o perfil de Smart Factory One Stop Shop da indústria, ou seja, com a soma de 11 parceiros, a empresa passa a oferecer soluções completas e sincronizadas que vão desde a máquina, passando pela robótica agregada, até o centro de gestão de operações, IoT, Big Data, Analitycs e segurança de dados. "Durante a EXPOMAFE 2023, estamos apresentando um road show completo para que os clientes entendam esse novo posicionamento e o alcance dele na melhoria da operação, gestão, capacitação de mão-de-obra e competitividade", explica Ricardo Silva, head de Marketing da empresa. E completa: "a qualificação da audiência do evento nos ajuda a apresentar esse novo posicionamento e apresentar o nosso trabalho, além das empresas que atuam em parceria com o Grupo. E melhor, além de tudo, ainda conseguimos efetivar vendas durante o evento". 

Segundo dia fecha com vendas na EXPOMAFE

O gerente de engenharia e aplicação em vendas da Mitutoyo, Nelson da Cunha, comemorava este segundo dia da maior feira internacional de máquinas-ferramenta e automação industrial. A empresa já negociou quatro máquinas, resultando no valor de R$ 1,2 milhão. A Mitutoyo repaginou todo o maquinário do estande para apresentar na EXPOMAFE 2023. Destaques para máquinas voltadas para produtividade com exatidão de medições em peças complexas, que atendem autopeças e indústrias metalmecânicas. Outro equipamento curioso e bem aceito no mercado é o relógio IDC, que possui a funcionalidade de se comunicar com o computador, enviando e recebendo dados. 

A Mitutoyo é reconhecida no mercado por ser uma das maiores fabricantes mundiais de instrumentos e equipamentos para controle de qualidade de peças, abrangendo os mais diversos segmentos mercadológicos. A empresa faz medição de rugosidade, dureza e grandezas dimensionais. “Estamos com muitas novidades nesta feira focadas na alta medição e na produtividade da metrologia. Medir, sempre medimos, mas agora estamos trazendo um processo cada vez mais rápido para o chão de fábrica”, disse o gerente de engenharia. 

O software de gestão de dados também foi destaque para os equipamentos expostos pela empresa. Para ajudar na gestão de qualidade e supervisão das produções, o software monitora os resultados de todos os equipamentos de uma fábrica. “Isso é a indústria 4.0, tecnologia de ponta para solucionar problemas na fábrica”, afirmou Cunha. 

Quem também já efetivou vendas foi a equipe da Weld Vision, especializada no segmento de soldagem, corte e conformação para segmentos como metalmecânica, indústria naval, indústria serralheira, agronegócio, entre outros. Para o gestor de marketing da empresa, Gabriel Pruner, a visitação do evento nesta edição é bastante interessada. "Muitos visitantes buscaram informações no primeiro dia e voltaram hoje para encaminhar negócios", conta Pruner. Ele completou: “a expectativa é bastante positiva para os próximos dias de evento”.

Robôs colaborativos a serviço da eficiência industrial

Robôs colaborativos são denominados no mercado como robôs que podem operar em conjunto com humanos, enquanto os industriais não podem exercer a mesma função, exigindo programação prévia para linhas mais complexas como a automotiva. 

Para manipulação de pequenas peças com baixo peso, a Yaskawa Motoman, empresa japonesa especializada em automação industrial, trouxe para o estande da EXPOMAFE o MotoMini - um dos menores e mais leves robôs de seis eixos do mercado, pesando 7Kg, que oferece alta aceleração, suportando transportar até 0,5 kg de carga útil. O MotoMini possui alcance horizontal de 350 mm e vertical de 495 mm, com repetibilidade de 0,02 mm”, afirmou o diretor-presidente da Yaskawa, Icaru Sakuyoshi. 

De acordo com o diretor-presidente, o MotoMini apresenta tempo de aceleração 20% mais rápido em relação aos demais robôs de pequenos portes existentes no mercado. “Essa é uma das características responsáveis pelo MotoMini - trazer significativo aumento de produtividade e flexibilidade. As principais aplicações são para manuseio de materiais leves, manipulação de peças, ordenação e embalagem, entre outros”, ressalta Sakuyoshi. Também estavam sendo expostos robôs colaborativos que operam com programação manual. O HC-10 manipulava uma soldagem, enquanto o HC-30 carregava caixas simulando paletes de até 30 quilos. 

Comemorando 125 anos na EXPOMAFE 2023, a Messer Cutting Systems Brasil trouxe a mais nova máquina de corte laser de alta velocidade. A FiberBlade V, importada da Índia com tecnologia alemã, corta aço carbono, inox e alumínio. Existem três modelos desta máquina que atendem grandes empresas de acordo com a área de trabalho solicitada. 

Ilha da Soldagem e Corte

Uma das atrações da EXPOMAFE é a Ilha da Soldagem e Corte, uma área dedicada à automação e ganho de produtividade nos processos de corte e solda. O espaço agrega quatro empresas que cobrem diferentes elos da cadeia e uma área para demonstração prática. “A ideia é alinhar experiência com oferta de soluções para gerar negócios”, explica Fábio Silva, da área Comercial da Informa Markets e coordenador do espaço diferenciado. “Este formato ajuda também a ampliar o conhecimento e desmistificar estes segmentos”, completa.

Um exemplo do nível de inovação que está na Ilha é o robô de solda da RobotMeta, representado pela Chinese Mechanical Engineering Society (CMES). Seu maior diferencial é a intuitividade e simplicidade de programação e operação, realizadas por meio de um único aparelho com o formato de joystick, como num videogame. Com poucos toques, é possível determinar os parâmetros e pontos de solda para o robô efetuar o trajeto, seja linear ou circular. É uma solução ideal e completa para pequenas e médias empresas.

Outras soluções apresentadas na Ilha filtram, limpam e reciclam para criar uma produção eficiente em ambientes industriais da Nederman, as soluções da Uniarc em sistemas de mecanização e automatização dos processos de soldagem por arco elétrico; as máquinas de Solda Pino (Stud Welding) Capacitivas e Indutivas da Spin e outras inovações.

Terceiro dia

Confira a programação do Parque de Ideias, na EXPOMAFE, para amanhã (11): Mulheres na Indústria: A Importância da presença feminina na indústria automotiva; Mobilidade - Como será o veículo do futuro?; Realidade aumentada aplicada na indústria 4.0; Eficiência energética na sala do compressor; e Polimento de ferramentas em Tungstênio Carbide com a Tecnologia Dlyte.

FOTOS EXPOMAFE 2023: Clique aqui.

Credenciamento de Imprensa: Acesse o link ou diretamente no pavilhão.

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

 

Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da EXPOMAFE 2023

09/05/2023

Urgência da reindustrialização nacional é tema da abertura da 3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial



A abertura da 3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, evento que reúne a cadeia industrial metalmecânica, contou com a presença de lideranças do setor e também de representantes do poder público. 

Em seu discurso durante a cerimônia de abertura, o presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), Gino Paulucci Junior, reafirmou o compromisso com o crescimento da indústria brasileira. "É por acreditar na indústria brasileira que atuamos diariamente pela reindustrialização no Brasil, certos de que o setor é fundamental para o crescimento sustentável e continuado da economia. A lista de melhorias institucionais é longa e nossa atuação está focada na redução do custo Brasil e no apoio a essas reformas estruturantes, como a tributária e administrativa, cujos benefícios serão sentidos por todos nós cidadãos”, disse.

A EXPOMAFE, que segue até o próximo dia 13, no São Paulo Expo, é uma iniciativa da entidade, sendo organizada pela Informa Markets.

A realização do evento, que conta com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m² de área de exposição, coincide com o momento do setor, de grande demanda por inovação e tecnologia. "Há uma demanda crescente por soluções mais eficientes e sustentáveis na indústria, e a EXPOMAFE é o grande palco para apresentação das mais recentes inovações globais de máquinas- ferramenta e automação industrial", disse o presidente da CSMF - Câmara Setorial de Máquinas, Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura da ABIMAQ, Rogério Bosco, em sua participação na cerimônia de abertura do evento.

Já o coordenador da Comissão Organizadora da EXPOMAFE, Maurício Lopes, destacou na abertura do evento que este se tornou o maior da América Latina e deve atrair mais de 55 mil profissionais do setor.

O evento reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramentas; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

Brasil não pode ficar para trás

“A força do nosso país, a quinta maior população do mundo e a nona maior economia do mundo, não pode ficar para trás. Juntos e unidos precisamos pensar uma forma estratégica de retomar o crescimento e os empregos deste país”, disse o deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP), que também compôs a mesa de cerimônia de abertura da EXPOMAFE. “Juntamente com a ABIMAQ e demais associações, além de parlamentares envolvidos, buscamos a reindustrialização do Brasil que é absolutamente fundamental. O atual sistema tributário brasileiro prejudica todos os setores, em especial a indústria”. 

Segundo Lippi, fazer a reforma tributária é estratégico para traçar um plano de reindustrialização no Brasil. “O Brasil não pode mais ser um importador de bens manufaturados, e retomar a capacidade de investimento do BNDES nos permite retomar o plano para desburocratizar as importações e exportações, podendo transformar o Brasil em uma importante plataforma de exportação e de bens industrializados”, comentou. 

Participaram ainda da mesa, representando o presidente do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Aloizio Mercadante, o diretor da instituição, Alexandre Corrêa Abreu,  o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Luís Felipe Giesteira, representando o secretário do Ministério do Desenvolvimento, e o presidente da Informa Markets, Marco Basso.

O presidente da Informa Markets LATAM disse que 2023 é um ano que confronta o contexto internacional com novos desafios e oportunidades nas áreas de energia, na sustentabilidade, na diversidade e na inclusão. “A demanda do mercado com soluções cada vez mais inovadoras marca o ritmo frenético da evolução tecnológica das cadeias produtivas; e são exatamente essas soluções que dão suporte aos processos de transformação do metal. A  EXPOMAFE é um encontro que viabiliza a reunião da oferta com a demanda, desenvolvendo novas parcerias em prol do desenvolvimento e modernização”, concluiu. 

Inovação tecnológica e conhecimento

Uma intensa programação de atrações de conteúdo compõe a programação da EXPOMAFE nos próximos dias. Cada atração programada teve a gestão de um mentor especialista no desenvolvimento do conteúdo, e que estará à frente da apresentação que vai evidenciar o que há de mais moderno no ecossistema industrial. 

Uma dessas atrações é o Demostrador da Indústria 4.0, uma iniciativa da ABIMAQ para apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0. O objetivo da iniciativa é apresentar de forma prática as possibilidades e aplicações tecnológicas que já podem ser absorvidas na indústria brasileira, aumentando a competitividade e produtividade por meio das Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, disponíveis no Brasil por indústrias nacionais e multinacionais. 

O diretor de tecnologia e inovação da ABIMAQ, João Alfredo Delgado, disse que a inteligência artificial é cada vez mais usada para a melhoria da produtividade das empresas. “Não temos, neste ano, um processo único de linha de produção, temos controles. As tecnologias são todas integradas, com protocolos de comunicação e sensores que se complementam e se integram. O objetivo hoje é mostrar que é possível começar a sua produção com o uso de duas ou três tecnologias; não é necessário implementar todas as etapas do processo de uma só vez”, disse.  

Delgado definiu a indústria 4.0 como um conjunto de tecnologias intercomunicáveis. “Estar digital é interagir com um sistema que analisa dados com a IA (inteligência artificial)". Segundo ele, ao monitorar, prever e antecipar cenários, as soluções permitem acesso a um "mar de dados", chamado Data Lake, que podem ser extraídos assertivamente para aprimorar a gestão. 

Os clusters em exposição no Demonstrador de Indústria 4.0 da EXPOMAFE 2023 são: Rastreabilidade; Máquinas Inteligentes; Manutenção Digital; Infraestrutura Digital; Gestão Digital; Manufatura Inteligente Beckhoff; além de outras soluções digitais.

Parque de Ideias

Na edição 2023, o primeiro dia de programação do Parque de Ideias da EXPOMAFE propôs a discussão sobre a segurança cibernética, a nova preocupação da Indústria 4.0. Na palestra "Inovações em segurança de máquinas e equipamentos", Paulo Fernandes, diretor-geral da Pilz do Brasil falou sobre os impacto que os ataques cibernéticos geram em todo o mundo (em 2021, somaram-se prejuízos da ordem de 5.5 trilhões de euros em segmentos diversos) e sobre como a principal característica da Indústria 4,0 - que é  conectividade de dados - faz com que a preocupação com a segurança cibernética seja ainda maior. 

"Nem estamos falando de ataques propositais, às vezes, um e-mail corrompido ou um pendrive contaminado é responsável pela paralisação de uma operação inteira", atenta Fernandes. O executivo explicou que essa vem sendo uma preocupação mundial e que as normativas internacionais que antes regiam à proteção de dados, passarão, em um breve futuro, a ter peso de lei, impactando diretamente o comércio exterior de máquinas para essa indústria: já em maio de 2023, requisitos aplicáveis a máquinas e, em outubro de 2024, requisitos aplicáveis às empresas e a produtos com elementos digitais. Por fim, Paulo Fernandes apresentou algumas soluções modernas de controle e gestão de segurança industrial e segurança operacional. 

Outro tema abordado foi a eficiência energética. A importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas foi tema da apresentação técnica no Parque de Ideias de Nunziante Graziano, CEO da GIMI.

Segundo ele, a energia elétrica de qualidade é fundamental para se ter cada vez menos a influência do mundo externo na produção, como, por exemplo, poluição, umidade, entre outros e, consequentemente, a perda da produtividade. “Investir é muito importante. Nem todo mundo sabe o risco que corre”, explicou o CEO. “Quando olhamos para a indústria 4.0 podemos entender melhor tal importância. Isso porque seus pilares estão todos ligados à interconexão dos sistemas”. 

A expectativa dos expositores 

Logo no primeiro dia, os expositores já se mostram otimistas com o evento. A GBI Tecnology, empresa representante exclusiva de algumas indústrias da Alemanha e Itália, produtoras de componentes para máquinas, linhas de usinagem, tornos e outras, este ano participa da EXPOMAFE com um estande próprio. O gerente da empresa, Marcelo Franco Corrêa, diz que o primeiro dia da feira foi mais movimentado do que em edições anteriores. 

"Depois de cerca de três anos de um mercado estagnado por conta da situação econômica em geral e também da pandemia, hoje percebemos a mudança na confiança do setor em investir, em deixar as compras just-in-time para voltarem a fazer estoque de peças, o que reflete, tanto nos negócios em geral, quanto em eventos como este", afirma o executivo.

Esse mesmo movimento de confiança no mercado percebem os executivos do Grupo Mill Máquinas, que fornece soluções e máquinas para a transformação. O diretor comercial da empresa, Cristian Spinelli, percebe que o mercado está propício ao crescimento e a novos investimentos. "Nossa empresa também vem crescendo, desenvolvendo parcerias no Brasil e no exterior e, dessa forma, também estamos investindo: em julho vamos inaugurar um galpão, voltamos a participar das feiras de negócios e estamos otimistas", conta Spinelli. Para ele, a EXPOMAFE começou aquecida, já com a efetivação de negócios logo no primeiro dia. "Já planejamos dobrar o espaço de nosso estande para a próxima edição", completa. 

Já para o supervisor técnico da Imetex Indústria e Comércio, Mario Ribeiro, empresa de fabricação própria, faz a sua estreia na EXPOMAFE. "Acreditamos que pela qualificação do público já vista no primeiro dia, vamos efetivar vendas", comenta. Em sua percepção, o momento é muito favorável aos negócios e o público chega com grandes expectativas. "Nossa empresa vem de uma fase muito positiva de mudanças em sua administração. Aliando isso à nova situação político-econômica do país, que nos coloca novamente na rota internacional de negócios, como mostra o próprio evento, só podemos estar otimistas", afirma Ribeiro.

Lançamentos na EXPOMAFE 2023

Várias são as empresas que reservaram lançamentos para o grande encontro do segmento de máquinas-Ferramenta e Automação Industrial. No segmento de robótica, a ABB Robótica expõe pela primeira vez no Brasil a célula Item Picker, que combina robôs com sistema de visão e inteligência artificial. A multinacional suíça-sueca mostrará que a automação robótica já está ao alcance de empresas de pequeno, médio e grande porte, com a flexibilidade para inúmeras aplicações. O sistema de visão permite detectar e manipular itens que estão dispostos aleatoriamente, permitindo ao usuário final agilidade no processo de separação de produtos ou peças. 

Outra empresa com novidades é a Kuka.  A empresa global de automação, lança o KMP 600-S diffDrive - que proporciona maior flexibilidade para a intralogística da produção, com capacidade de carga de até 600 quilogramas e com scanners a laser com tecnologia SLAM. Já o KR CYBERTECH nano E, conhecido como o robô da família CYBERTECH KR 6 R1440-2 arc HW E é a nova série de robôs de seis eixos para solda arco da KUKA, que permite maior acessibilidade baseado em construção compacta e passagem de cabos internamente ao manípulo. 

No segmento de soluções em ferramentas, equipamentos, equipamentos e maquinários. Nesta edição da EXPOMAFE, as máquinas Ergomat trarão conceitos como Lean Manufacturing (Manufatura enxuta), Indústria 4.0, IoT (Internet of Things – Internet das coisas), OEE (Overall Equipment Effectiveness) entre outros, apresentados em tempo real, por intermédio do aplicativo MTConnect, demonstrando comunicação entre máquinas e gestores. No Estande Temático da Expomafe estará exposto um dos primeiros tornos automáticos A 25 produzidos no mundo. 

Outro equipamento exposto será o A25 E com magazine de alimentação de peças pré-formadas. O TND 200 também chega preparado para a indústria 4.0, e a mais nova tecnologia CNC com o comando FANUC 0i-TF Plus será apresentada com monitor sensível ao toque de 15”, simulação de usinagem em 3 dimensões e a facilidade da programação interativa. Os tornos da linha TNG 32 e TNG 42 também estarão presentes, além do torno universal CNC Modelo TND 140, que é o menor entre os tornos universais CNC fabricados pela Ergomat. Destaque ainda para o mais novo torno CNC de carros múltiplos modelo TBA 65 NEXT: a combinação ideal de um torno CNC clássico com alta capacidade de remoção. 

Segundo dia

Amanhã, 10, continua o segundo dia da maior feira de máquinas-ferramenta e automação industrial da América Latina. Além do parque de exposição, com mais de 900 marcas nacionais e internacionais, a EXPOMAFE 2023 traz o protagonismo feminismo na indústria com a iniciativa Mulheres na Indústria, com foco nos desafios e possibilidades neste setor. Ainda no Parque de Ideias, espaço 100% de conteúdo especializado, será discutida: A inovação aberta na indústria de máquinas - smart machines; A sustentabilidade como importante pilar para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; A diversidade e inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0; e ainda: A Gestão de Risco nas atividades humanas.

FOTOS EXPOMAFE 2023: Clique aqui.

Credenciamento de Imprensa: Acesse o link ou diretamente no pavilhão.

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h).

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da EXPOMAFE 2023

 

19/04/2023

A EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, em sua terceira edição, acontece entre os dias 9 e 13 de maio. Além da presença de mais de 900 marcas com o que há de mais inovador para as indústrias, os visitantes poderão conferir uma programação intensa de conteúdo.

 Uma destas atrações é o Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, organizado pela ABIMAQ –Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos.

Lançado em 2016 e presente também na FEIMEC, o projeto é uma parceria entre ABIMAQ, Informa Markets e mais de 25 empresas de tecnologia e automação industrial.

Saiba mais sobre o Demonstrador da Indústria 4.0 e prepare-se para conhecê-lo no evento!

6ª Edição do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0

O objetivo do projeto é demonstrar como a integração de tecnologias digitais pode mudar a forma como a produção industrial é feita, aumentando a eficiência, produtividade e reduzindo custos.

Com a participação de empresas e instituições apresentando soluções em diversas frentes da manufatura avançada, o Demonstrador visa incentivar a adoção de tecnologias 4.0 na indústria brasileira, adequando para pequenas, médias e grandes empresas.

Em um estande especial (C 160), durante os cinco dias de evento, os visitantes da EXPOMAFE poderão conferir as soluções tecnológicas, trocar ideias com os profissionais e especialistas e ainda participar das rodadas tecnológicas, apresentações no formato de palestra.

Novidades para a EXPOMAFE 2023

Destaque para a variedade de tecnologias implementadas disponíveis para visualização e entendimento do público, desde iniciativas de rastreabilidade para processos industriais, até manufatura inteligente usando inteligência artificial, com aplicações e soluções tecnológicas para a Indústria 4.0.

Rodadas Tecnológicas

Faz parte do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0 a realização de Rodadas Tecnológicas, cujo objetivo é a aproximação de fornecedores com soluções voltadas para Indústria 4.0 e ajustadas às necessidades específicas de empresas.

“A ABIMAQ, durante esses anos, observou que os projetos de Transformação Digital muitas vezes não aconteciam exatamente pela falta de conhecimento dos ofertantes de soluções digitais, bem como pela falta de conhecimento geral sobre o que é indústria 4.0. Isso estimulou um desafio, onde as empresas visitantes da feira e afiliadas à ABIMAQ foram consultadas sobre oportunidades tecnológicas, e o time da ABIMAQ filtrou essas oportunidades apresentando-as aos participantes do projeto, estimulando um match entre oferta e demanda.”

Essas oportunidades serão apresentadas em formato de palestras na arena de apresentações do Demonstrador, e suas soluções estarão demonstradas logo ao lado, gerando uma aproximação tecnológica mentoreada pelo time técnico da ABIMAQ.

Confira a relação de patrocínios e apoiadores do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0

Além da organização e realização pela ABIMAQ, com promoção da Informa Markets LATAM, o projeto será entregue na EXPOMAFE 2023 em parceria com:

  • BECKHOFF
  • FUNDEP – Fundação de Apoio da UFMG
  • ABDI – Agência Brasileira de desenvolvimento Industrial
  • EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação
  • SENAI-SP
  • BIRMIND
  • DDDROP
  • ASCOVAL – EMERSON
  • FIT TECNOLOGIA
  • GRV SOFTWARE
  • LWT SISTEMAS
  • METAL WORK
  • SKA
  • SYSMAQ
  • G-IATECH
  • INDÚSTRIAS ROMI
  • FURUKAWA
  • SOMATEC
  • PEERDUSTRY
  • SKY.One
  • PROCESS
  • IMT – Instituto Mauá de Tecnologia

Soluções em Manufatura Avançada

No espaço do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0 estarão reunidos os clusters que agregam as empresas patrocinadoras do projeto, de acordo com as soluções que cada uma apresenta.

  • Serão diversas aplicações que poderão ser exploradas, nos dias de apresentação, destacando:
  • Soluções para rastreabilidade em processos industriais no uso de ferramentas baseadas em Blockchain e sistemas de visão inteligente;
  • Manufatura Inteligente no uso de soluções baseadas em Inteligência Artificial que auxiliam a predição e prescrição em paradas de máquinas e garantem a melhor performance dos processos produtivos;
  • Soluções digitais de projetos, produtos e serviços desde o comissionamento virtual a aplicações de realidade aumentada para treinamento e serviços e o uso das soluções de gêmeo digital (digital twin);
  • Manutenção Digital e como a Manufatura Aditiva vem incorporar as atividades dos processos industriais e de manutenção, e não só na prototipagem de peças e produtos;
  • As soluções para a Infraestrutura Digital que devem ser consideradas em qualquer processo de digitalização de empresa, destacando as soluções para eficiência energética, conectividade e segurança;
  • Gestão Digital e quais ferramentas podem ser incorporadas nas atividades produtivas para o monitoramento e gestão dos processos industriais;
  • Soluções digitais para a Gestão da Qualidade, destacando as ferramentas que já podem fazer parte de uma manufatura flexível e inteligente na verificação de peças e componentes;
  • Plataformas Digitais que se originaram através da Digitalização, um conjunto de soluções que proporcionam novos modelos de negócios, originados a partir da indústria conectada. Todos os sistemas monitorados tornam possíveis novos produtos e serviços, desde a aquisição de peças e serviços de usinagem à prestação de serviços de assistência técnica à distância.

10/04/2023

Com extenso leque de setores, a terceira edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial promete surpreender visitantes com conteúdos, atrações, interatividade e muito networking nos pavilhões do São Paulo Expo

O setor industrial brasileiro impacta de forma positiva os setores da economia como o comércio e o agronegócio. Com uma série de atividades produtivas, a indústria é setorizada em três perfis: indústria extrativa, de transformação e da construção. O setor industrial brasileiro, de acordo com a CNI - Confederação Nacional da Indústria - também é um dos setores que mais geram empregos no Brasil. Ainda segundo pesquisa da CNI, a indústria no país é responsável por empregar mais de nove milhões de brasileiros, respondendo por 20,4% dos empregos formais em território nacional. A pesquisa informa também que a cada R$ 1 produzido pela indústria, são gerados R$ 2,43 na economia brasileira.

 

Dado o contexto, a 3a edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial destaca a importância do segmento, além de atualizar o mercado sobre o que há de mais moderno em automação e tecnologia.

 

Nesta edição, entre os dias 9 e 13 de maio, o visitante poderá aprender ou atualizar seu conhecimento nas áreas de controle de qualidade (integrando a fabricação e medição); nos equipamentos para movimentação e armazenagem; na automação industrial, na robótica, e na integração de células de manufatura; nos equipamentos hidráulicos e pneumáticos (com válvulas, bombas e compressores); na manufatura aditiva com a prototipagem e impressoras 3D; nas ferramentas manuais e de corte; nas máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; na soldagem e corte e nas próprias máquinas-ferramenta. 

 

Perfil dos visitantes

Na última edição da EXPOMAFE, realizada em maio de 2019, a feira recebeu visitantes de todos os estados do Brasil, além de profissionais da Índia, China, Taiwan, Suíça, Alemanha, EUA, Itália, Suécia, Espanha e Áustria. Por ramo de atividade, 35% dos visitantes foram da indústria metalúrgica; 15% da automotiva; 8% da eletroeletrônica; 6% da indústria de autopeças; 3% da automação industrial; 2% de alimentos e bebidas; e o mesmo percentual também foi registrado para os segmentos de embalagens, petróleo e gás, e máquinas e equipamentos.  

 

Em pesquisa identificamos alguns destaques, também realizada na última edição do evento, 46% dos visitantes procuravam saber mais sobre automação, controle e medição; 45% estavam interessados mesmo em máquinas e equipamentos; e 37% em máquinas-ferramenta. A estimativa da organizadora, Informa Markets LATAM, é atrair mais de 55 mil profissionais do setor para esta edição da EXPOMAFE, que contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais reunindo tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. 

 

“Mantemos neste ano, o foco do evento em aprimorar conhecimento e atualizar os visitantes com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado. Para isso, foram preparadas atrações que vão demonstrar a evolução de cada segmento, proporcionando ao público interação e novos conteúdos nas palestras do Parque de Ideias, Demonstrados da Indústria 4.0, Ilha de Soldagem e muito mais. Certamente, a expectativa é de termos a maior edição da EXPOMAFE dos últimos anos”, afirmou Liliane Bortoluci, show director do evento. 

 

A EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial é uma iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que tem o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

 

Parque de Ideias

Neste espaço de compartilhar ideias e conhecimento, haverá palestras com renomados dos setores mais requisitados da indústria brasileira. Com presença confirmada, o diretor geral da Pilz do Brasil, Paulo Fernandes, vem falar de inovações em segurança de máquinas e equipamentos. O master black belt da Sigma Excellence, Afrânio Costa, compartilha sobre algoritmos na indústria 4.0. Já o CEO da Gimi Soluções em Energia discursa sobre a importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas. E encerrando o primeiro dia de evento, 9, entra no palco do Parque de Ideias a professora e head de ofertas de manufatura da TOTVS, Kelly Lira, com o tema "Jornada para a indústria digital - transformando sua manufatura de ponta a ponta".

 

No segundo dia, 10 de maio, o diretor da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, Tulio Duarte, fala sobre a inovação aberta na indústria de máquinas. O docente da Equalweb Brasil, Adiloderne Filho, aborda a sustentabilidade e sua importância para a indústria 4.0, bem como para a sociedade 5.0. Ainda da Equalweb Brasil, o senior business partner, Fábio Uzunof, traz a diversidade e a inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0. No mesmo dia, ainda se apresentam o consultor e sócio diretor da MRM Consultoria, Marco Antônio Madureira, com a gestão de risco nas atividades humanas; e fecha a programação do dia a esperada CEO da Balluf, Adriana Belmiro da Silva, com o tema que traz as mulheres na indústria e a jornada de desafios e possibilidades.

 

Ainda com as mulheres em foco, o terceiro dia, 11, reserva a importância da presença feminina na indústria automotiva, com a CEO da Automotive Business, Paula Braga. Continuando no campo feminino, a coach e palestrante da Tallentum Partners, Cristina Moraes, vem falar sobre como reunir conhecimento e forjar a sua carreira. Já o CCO da Techboard Latam, José Roberto Dias, aborda a realidade aumentada aplicada na indústria 4.0. A eficiência energética na sala do compressor também é um tema que será compartilhado com o managing director da CS Instruments, Antonio Gómez Ramiro. O terceiro dia termina com o gerente de P&D da Fesmo / GPA, Joan Josep Roa, falando sobre polimento de ferramentas.

 

O quarto dia, 12, está reservado para as soluções que o SENAI traz à indústria. Para falar de segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação, está confirmada a presença do especialista em tecnologia do SENAI, Danilo Rodrigues Oliveira. Outro especialista da mesma área, Renan Baptista, compartilha o conhecimento em tecnologia de automação e sensores com a IOT (Internet das Coisas). A manufatura aditiva na prática também estará presente na voz do agente de inovação da instituição, Joaquim Francisco Porto. A também agente de inovação do SENAI, Jaqueline Vieira de Souza, traz a jornada da transformação digital na indústria. E o coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Ulisses Morais Junior, fecha a programação do dia com o tema eficiência energética e gestão integrada. 

 

Para finalizar a semana, no último dia, sábado, 13, o gerente de vendas da MM Engenharia, Lucas Mattos, fala sobre gestão de relacionamento com o cliente e as estratégias aplicadas ao mercado de máquinas e ferramentas. E o docente do Instituto de Ensino Mauá, Ari Nelson Rodrigues, encerra o Parque de Ideias falando do papel da cloud na manufatura. 

 

Estande Temático 

Uma das atrações que fará parte do Estande Temático na 3a edição da EXPOMAFE será a evolução de motores, veículos e máquinas-ferramenta. 

 

Para tanto, será apresentado o motor Willys de 1958, o primeiro motor para automóveis feito no Brasil; e também o motor Zetec Rocam,  fabricado nacionalmente e exportado para veículos da Ford na Europa, México, África do Sul e Índia. Para completar a exibição de motores, os visitantes poderão conferir o novíssimo motor elétrico da Ford que equipa modelos como o Mustang Mach, podendo chegar aos 487 cavalos de potência, com 87,6 kgfm de torque.

 

Outro destaque na mesma atração será o modelo Ford Phaeton de 1929, e um dos modelos mais recentes da montadora no Brasil, que é o Mustang MACH E, um SUV totalmente elétrico. Além disso, o estande temático apresentará a evolução das máquinas que transformaram a indústria de Máquinas-Ferramenta nacional com a apresentação dos tornos automáticos Cames A25 e um dos mais recentes do Brasil, o CNC TNG32.

 

Confira todas as atrações que a 3a edição da EXPOMAFE reserva aos visitantes pelo site

 

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h) 

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

Credenciamento de Visitantes, gratuito no link

Credenciamento de Imprensa aberto no link

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

 

05/04/2023


3a edição da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que acontece em maio no São Paulo Expo, e tem expectativa de receber mais de 55 mil participantes.

Depois do período de pandemia, a feira volta ao modelo presencial entre os dias 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista, em mais de 64 mil m2 de área de exposição. Em sua 3a edição, a Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais e espera atrair mais de 55 mil profissionais do setor.

 

Iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a Expomafe apresentará as tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. Considerado o maior e mais completo evento do setor na América Latina, oferece ao mercado a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais moderno na indústria, estar com seus pares e clientes e consolidar as estratégias, negócios e parcerias.

 

A Expomafe reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas-ferramenta; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

 

Em pesquisa realizada na última edição de 2019, 80% dos visitantes que estiveram na feira tinham um papel importante na decisão de compra, sendo que 87% das pessoas que visitaram a Expomafe tinham o objetivo de buscar novos fornecedores e/ou efetuar compras, e 91% dos entrevistados disseram retornar na edição deste ano.

 

Entre os visitantes estão fornecedores e profissionais de todos os segmentos da cadeia da indústria, compradores, transformadores de metal, especialistas em produtos e processos, profissionais e técnicos de logística, engenheiros, técnicos e fabricantes, CEOs, sócios, proprietários e diretores, coordenadores e auxiliares, entre outros.

Paralelo à exposição, a Expomafe apresentará uma extensa programação:

 

Demonstrador da Indústria 4.0

O projeto, organizado desde 2016, é resultado de uma parceria entre ABIMAQ, Informa Markets e mais de 20 empresas de tecnologia e automação industrial e será exposto durante a EXPOMAFE e tem como objetivo apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0. Demonstrar como a integração de tecnologias digitais muda a forma como a produção industrial é realizada, aumentando a eficiência, produtividade, reduzindo custos e criando novas possibilidades de negócios.

Faz parte do Demonstrador de Soluções Tecnológicas da Indústria 4.0, a realização de Rodadas Tecnológicas, cujo objetivo é a aproximação de empresas com soluções voltadas para Indústria 4.0 e ajustadas às necessidades específicas de empresas.

 

Ilha da Soldagem

A Ilha da Soldagem & Corte, é uma das principais atrações do evento, onde todos os visitantes conhecem de perto, conceitos técnicos e práticos da indústria , envolvendo novas tecnologias e soluções industriais.

O espaço possui área para experiencias, conteúdos ministrados pelos melhores players do segmento e conta em sua audiência, profissionais da indústria, estudantes técnicos  e engenheiros.

 

Estande Temático

Outra atração na edição deste ano será um Estande Temático que apresentará a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos. A iniciativa é da CSMF - Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta da ABIMAQ, juntamente com a Informa Markets, organizadora do evento, que, desde 2001, vem sendo realizada para esclarecer ao público em geral, especialistas e não especialistas da área, a importância das máquinas-ferramenta, desde a produção de um lápis até a produção de veículos, aparelhos digitais, submarinos, robôs, espaçonaves, educação, ensino, saúde e, consequentemente, qualidade de vida.

 

Parque de Ideias

Uma atração que promete envolver os participantes da Expomafe 2023 será o Parque de Ideias. O espaço será 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de uma pesquisa de mercado, com especialistas e apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria do país.

 

Entre os temas que serão abordados, os visitantes poderão absorver informações atualizadas sobre a qualidade da energia elétrica para sistemas produtivos; a importância da sustentabilidade para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; a diversidade e a inclusão na indústria nacional; realidade aumentada; eficiência energética; segurança cibernética; a tecnologia de automação e sensores com a IOT (Internet das Coisas); e o tema que deve atrair grande parte dos participantes e visitantes: as mulheres e a importância da presença feminina na indústria.

A programação do evento poderá ser visualizada no site expomafe.com.br.

 

Serviço:

3ª edição da Expomafe - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023.

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

Credenciamento de Imprensa aberto neste link.

 

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site.

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets desenvolve plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]

14/03/2023

Expectativas para o setor industrial são positivas e fortalecem as mais de 900 marcas expositoras que participam da 3a edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas/Ferramentas e Automação Industrial, que acontece de 09 a 13 de maio no São Paulo Expo

De acordo com a última pesquisa de indicadores econômicos, divulgada pela CNI - Confederação Nacional da Indústria no início do ano, o comportamento da indústria deve acompanhar o do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil projetado para crescer 1,6%,e não superar o 1% de expansão.

 

Ainda segundo a CNI, ​​na indústria, a expansão deve ser puxada pelo setor de construção civil em 2023. A expectativa da CNI é de uma alta de 2% na atividade da área em 2023. A indústria da transformação deve ficar quase estável no próximo ano: +0,30%. A performance do setor está condicionada, segundo a confederação, às limitações impostas pelo desaquecimento da atividade econômica em todo o mundo e aos impactos da política de juros que dita o ritmo dos investimentos e dos negócios mundo afora.

 

É neste contexto de desafios, mas também de oportunidades, que acontece a 3a  edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas/Ferramentas e Automação Industrial, realizada de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, na capital paulista.

 

Com a expectativa de atrair mais de 55 mil profissionais do setor, o evento contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais, em mais de 64 mil m2 de área de exposição. A EXPOMAFE reúne tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. O evento é uma iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

 

"Faltando pouco mais de um mês para a realização da 3a  edição da EXPOMAFE, o evento, considerado o maior e mais completo do setor na América Latina, oferece ao mercado a oportunidade de entrar em contato com o que há de mais moderno na indústria, estar com seus pares e clientes e consolidar as estratégias, negócios e parcerias”, disse a show director do evento, Liliane Bortoluci.

 

O evento reúne os setores de acessórios, dispositivos e componentes; controle de qualidade integrado à fabricação e medição; automação industrial, robótica e integração de células de manufatura; equipamentos hidráulicos e pneumáticos; válvulas, bombas e compressores; equipamentos para movimentação e armazenagem; ferramentas; manuais de corte; máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; máquinas/ferramentas; soldagem e corte; manufatura aditiva e prototipagem, além de impressoras 3D.

 

Em pesquisa realizada na última edição de 2019, 80% dos visitantes da EXPOMAFE tinham um papel importante na decisão de compra, sendo que 87% das pessoas buscavam novos fornecedores e/ou efetuar compras, e 91% dos entrevistados disseram retornar na edição deste ano. 

 

Entre os visitantes estão fornecedores e profissionais de todos os segmentos da cadeia da indústria, compradores, transformadores de metal, especialistas em produtos e processos, profissionais e técnicos de logística, engenheiros, técnicos e fabricantes, CEOs, sócios, proprietários e diretores, coordenadores e auxiliares, entre outros.

 

Parque de Ideias

Uma atração que promete envolver os participantes da EXPOMAFE 2023 será o Parque de Ideias. O espaço será 100% focado em conteúdos exclusivos, com uma grade de palestras formada a partir de uma pesquisa de mercado, com especialistas e apresentações de projetos inovadores por instituições de ensino renomadas com destaque na indústria do país. 

 

Entre os temas que serão abordados, os visitantes poderão absorver informações atualizadas sobre a qualidade da energia elétrica para sistemas produtivos; a importância da sustentabilidade para a indústria 4.0 e a sociedade 5.0; a diversidade e a inclusão na indústria nacional; realidade aumentada; eficiência energética; segurança cibernética; a tecnologia de automação e sensores com a IOT (Internet das Coisas); e o tema que deve atrair grande parte dos participantes e visitantes: as mulheres e a importância da presença feminina na indústria.

 

Toda a grade de programação está divulgada, no site da EXPOMAFE.

 

Demonstrador de Indústria 4.0

O Demonstrador de Indústria 4.0 é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ para apresentar as principais tecnologias e conceitos relacionados à Indústria 4.0.

O objetivo deste projeto é mostrar como a integração de tecnologias digitais pode transformar a forma como as indústrias produzem, aumentando a eficiência, a produtividade e reduzindo custos. Além disso, o projeto visa estimular a adoção de tecnologias 4.0 pelas indústrias brasileiras.

Serão diversas aplicações que poderão ser exploradas, desde soluções para rastreabilidade em processos industriais, a Manufatura Inteligente com uso de Inteligência Artificial, demonstrando que as aplicações e soluções tecnológicas de Indústria 4.0 são para pequenas, médias e grandes empresas.

Realizado desde 2016, o projeto é uma parceria entre a ABIMAQ, Informa e mais de 20 empresas de tecnologia e automação industrial e será apresentado durante a EXPOMAFE em São Paulo, de 9 a 13 de maio de 2023.

 

Estande Temático

Outra atração na edição deste ano será um Estande Temático, que apresentará a evolução da tecnologia no setor industrial nos últimos 100 anos. A iniciativa é da CSMF - Câmara Setorial de Máquinas/Ferramentas da ABIMAQ, juntamente com a Informa Markets, organizadora do evento, que, desde 2001, vem sendo realizada para esclarecer ao público em geral, especialistas e não especialistas da área, a importância das máquinas-ferramenta, desde a produção de um lápis até veículos, aparelhos digitais, submarinos, robôs, espaçonaves, educação, ensino, saúde e, consequentemente, qualidade de vida. 

 

“O Estande Temático é uma atração que desperta grande atenção a todos os visitantes da feira e proporciona o conhecimento da história da indústria brasileira, sua importância, futuro e modernas tecnologias”, afirma o engenheiro mecânico, conselheiro da ABIMAQ e também do Instituto Mauá de Tecnologia, Alfredo Ferrari.

 

Ilha da Soldagem & Corte

A Ilha da Soldagem & Corte é uma das principais atrações do evento, onde todos os visitantes conhecem de perto, conceitos técnicos e práticos da indústria, envolvendo novas tecnologias e soluções industriais.

O espaço possui área para experiências e exposição com a troca de conhecimentos entre profissionais da indústria, estudantes, técnicos e engenheiros.

 

Patrocinadores

Entre os patrocinadores oficiais da 3a edição da EXPOMAFE, está a TOTVS, líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas que, segundo a diretora de produtos de Manufatura, Angela Gheller, há anos trabalha para oferecer o melhor da tecnologia e atender as demandas e necessidades das indústrias brasileiras. 

 

"Aqui na TOTVS, entendemos que a digitalização, modernização e automação da indústria são processos que visam aumentar a produtividade, além de qualificar a produção e alavancar os resultados do setor de manufatura no país. Temos um vasto portfólio de sistemas e aplicações especializados para manufatura que apresentaremos na EXPOMAFE, para nós, marcar presença em um evento tão relevante para o segmento, trocando informações e debatendo a jornada para a indústria digital, é fundamental para incentivar o crescimento, enriquecimento e modernização desse ecossistema", disse.



Serviço:

3ª edição da EXPOAMFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023.

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

Credenciamento de Imprensa aberto neste link

 

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets desenvolve plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected].

11/11/2022

 

Plataforma compartilha conteúdo variado com a comunidade da indústria que soma mais de 79 mil integrantes.

A Indústria Xperience Digital encerrou seu evento de 2022 nesta quinta-feira, 10, e contou com mais de 5 mil acessos online na transmissão, ao vivo, de todo o conteúdo focado em Soluções em Automação, Empreendedorismo e Soluções em Tecnologia. A ABIMAQ Inova participou, na abertura do evento, com a apresentação híbrida da Indústria no Metaverso, trazendo ricas informações de uma realidade integrada entre os planos físico e digital, o chamado Mundo Figital. Sobre este evento, Denis Borges Maurício, engenheiro e analista de tecnologias industriais na ABIMAQ, afirmou que existe uma adaptação necessária para essa nova realidade, e que a pandemia possibilitou o acesso aos mais variados conteúdos do mundo paralelo do Metaverso. 

 

A proposta, segundo o profissional de tecnologia da ABIMAQ, foi integrar o conteúdo tecnológico e avançado que estamos trabalhando para a “indústria do amanhã”, fazendo chegar o acesso a quem precisa na “indústria de hoje”.  

 

Primeiro Dia

No primeiro dia de transmissão, foram discutidos com profissionais renomados a transformação digital, os AMRs - Robôs Autônomos no chão de fábrica, a educação para o futuro da indústria e o perfil do profissional do futuro. “Hoje já é possível trabalhar a inteligência artificial na produção com otimização, predição, relevância e detecção de anomalias. Com gêmeos digitais você faz simulações em seu chão de fábrica e consegue produzir mais gastando menos - esse é o objetivo das Dark Factories”, afirmou Marco Tanaka, gerente comercial da BirminD. 

 

O diretor da Automni Logística, Thiago Holanda, trouxe também ao painel de AMRs (Autonomous Mobile Robots) a informação que os Robôs Autônomos estão ganhando seu espaço pelo Brasil, devido à capacidade que possuem de criarem suas próprias rotas. O objetivo, de acordo com Holanda, é implementar a tecnologia democratizada às empresas, de pequeno e médio porte, que estão se preparando para crescer.

 

Ainda no primeiro dia da Indústria Xperience Digital, a coordenadora de relacionamento com a indústria do SENAI, Ellen Mariano, disse que a tecnologia, a aprendizagem criativa e a cultura maker são fundamentais para a educação do futuro da indústria. E Waldemar Battaglia, coordenador da F1 in Schools no Brasil, afirmou que a tecnologia já está permeando a vida em todas as funções e que o futuro será de quem sabe usar as tecnologias, independente de criá-las.

 

Segundo Dia 

No segundo dia, 9, a Indústria Xperience trouxe a palestra do keynote speaker Lásaro do Carmo Jr, presidente da Jeunesse para Brasil e Argentina, compartilhando sua experiência de mais de 25 anos no mercado do empreendedorismo. “Sucesso é muito mais do que dinheiro, sucesso é uma jornada”, afirmou o keynote speaker. No mesmo dia, Emerson Crispim, especialista em Indústria 4.0 e sócio proprietário da PackIOT, explicou o que é Internet of Things (Internet das Coisas) e a IIoT (IoT Industrial). O especialista destacou o cenário das indústrias, onde a IIoT permite “a transmissão dos dados do seu processo de fabricação e a conexão de todos esses dados em um grande ecossistema, integrado”. 

 

Na palestra de Roberto Picchi, sócio e conselheiro da RP Smart Solution, o público internauta acompanhou uma descrição detalhada dos modelos teóricos de Aceitação de Tecnologia, e os elementos necessários para implementar as inovações na prática. Picchi afirmou que a tecnologia será aceita quando o uso for automático e mais fácil para todos. “A aceitação depende da familiaridade com o assunto”, disse o conselheiro. 

 

Terceiro Dia

No terceiro e último dia, Cristina Moraes, executiva de RH, coach e mentora, falou sobre Como Ser Líder na Arte de Recrutar Hoje! A profissional de RH comentou que a marca da empresa empregadora vai além de seu site, e que é preciso haver o mesmo discurso nas redes sociais e em toda a organização. “Os candidatos no mercado de trabalho passaram a escolher onde querem trabalhar, e devemos sempre lembrar que o meu candidato hoje pode ser o meu cliente amanhã”, disse.

 

Outro painel do último dia da Indústria Xperience Digital falou sobre o Supply Chain: fluxos e tempos na produção. A fundadora e CCO da Flowls, Ana Valle, explicou como equilibrar os estoques e tomar as melhores decisões em um chão de fábrica. O mundo ideal, segundo ela, remete à cadeia de suprimentos conectada, que deve operar de forma automatizada.

 

O consultor de tecnologia do Sebrae Paraná, Vinicius Galindo de Mello, também participou do evento digital e trouxe mais informações sobre o Sistema ERP (Enterprise Resource Planning). “O ERP é um método de extrema importância para otimizar os processos da empresa e os benefícios são a automação, a redução de custo, o acompanhamento de vendas, a transparência e a segurança. A integração faz com que se possa acompanhar os diversos setores da indústria simultaneamente, com uma análise mais precisa e assertiva”, disse o consultor.

 

Todo o conteúdo da Indústria Xperience Digital 2022 está disponível, on demand, na própria plataforma da Indústria Xperience. O acesso é gratuito, aproveite e assista sempre que quiser!

 

O próximo encontro desta grande comunidade industrial é na EXPOMAFE 2023. Acesse o site da EXPOMAFE e fique por dentro de todas as informações da terceira edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, que será realizada de 9 a 13 de Maio de 2023, no São Paulo Expo.

 

Serviço: Indústria Xperience 2022

Disponível on demand na Plataforma Digital Indústria Xperience

 

Sobre a Indústria Xperience - A Indústria Xperience é a plataforma digital dos eventos FEIMEC e EXPOMAFE que oferece Conexão com o Setor Industrial por meio de inovação, conteúdo, networking e oportunidades de negócios 365 dias por ano.

 

Com um amplo portfólio de fornecedores e produtos, possibilita o contato direto com as principais marcas e colaboradores relacionados às indústrias de máquinas-ferramentas e automação industrial, com recursos para networking que inclui: videochamadas, grupos de discussão, agenda personalizada de eventos digitais,  chat para interação e muito mais. 

 

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor, apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria, visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Saiba mais pelo site.

10/04/2023

Com extenso leque de setores, a terceira edição da Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial promete surpreender visitantes com conteúdos, atrações, interatividade e muito networking nos pavilhões do São Paulo Expo

O setor industrial brasileiro impacta de forma positiva os setores da economia como o comércio e o agronegócio. Com uma série de atividades produtivas, a indústria é setorizada em três perfis: indústria extrativa, de transformação e da construção. O setor industrial brasileiro, de acordo com a CNI - Confederação Nacional da Indústria - também é um dos setores que mais geram empregos no Brasil. Ainda segundo pesquisa da CNI, a indústria no país é responsável por empregar mais de nove milhões de brasileiros, respondendo por 20,4% dos empregos formais em território nacional. A pesquisa informa também que a cada R$ 1 produzido pela indústria, são gerados R$ 2,43 na economia brasileira.

 

Dado o contexto, a 3a edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial destaca a importância do segmento, além de atualizar o mercado sobre o que há de mais moderno em automação e tecnologia.

 

Nesta edição, entre os dias 9 e 13 de maio, o visitante poderá aprender ou atualizar seu conhecimento nas áreas de controle de qualidade (integrando a fabricação e medição); nos equipamentos para movimentação e armazenagem; na automação industrial, na robótica, e na integração de células de manufatura; nos equipamentos hidráulicos e pneumáticos (com válvulas, bombas e compressores); na manufatura aditiva com a prototipagem e impressoras 3D; nas ferramentas manuais e de corte; nas máquinas, equipamentos e acessórios para o setor metalmecânico; na soldagem e corte e nas próprias máquinas-ferramenta. 

 

Perfil dos visitantes

Na última edição da EXPOMAFE, realizada em maio de 2019, a feira recebeu visitantes de todos os estados do Brasil, além de profissionais da Índia, China, Taiwan, Suíça, Alemanha, EUA, Itália, Suécia, Espanha e Áustria. Por ramo de atividade, 35% dos visitantes foram da indústria metalúrgica; 15% da automotiva; 8% da eletroeletrônica; 6% da indústria de autopeças; 3% da automação industrial; 2% de alimentos e bebidas; e o mesmo percentual também foi registrado para os segmentos de embalagens, petróleo e gás, e máquinas e equipamentos.  

 

Em pesquisa identificamos alguns destaques, também realizada na última edição do evento, 46% dos visitantes procuravam saber mais sobre automação, controle e medição; 45% estavam interessados mesmo em máquinas e equipamentos; e 37% em máquinas-ferramenta. A estimativa da organizadora, Informa Markets LATAM, é atrair mais de 55 mil profissionais do setor para esta edição da EXPOMAFE, que contará com 900 marcas expositoras nacionais e internacionais reunindo tecnologias inovadoras e os principais lançamentos destinados a todos os profissionais da indústria. 

 

“Mantemos neste ano, o foco do evento em aprimorar conhecimento e atualizar os visitantes com o que há de mais moderno e tecnológico no mercado. Para isso, foram preparadas atrações que vão demonstrar a evolução de cada segmento, proporcionando ao público interação e novos conteúdos nas palestras do Parque de Ideias, Demonstrados da Indústria 4.0, Ilha de Soldagem e muito mais. Certamente, a expectativa é de termos a maior edição da EXPOMAFE dos últimos anos”, afirmou Liliane Bortoluci, show director do evento. 

 

A EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial é uma iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que tem o objetivo de apresentar ao setor os mais recentes avanços tecnológicos e as principais tendências globais dos segmentos que envolvem a cadeia produtiva do metal.

 

Parque de Ideias

Neste espaço de compartilhar ideias e conhecimento, haverá palestras com renomados dos setores mais requisitados da indústria brasileira. Com presença confirmada, o diretor geral da Pilz do Brasil, Paulo Fernandes, vem falar de inovações em segurança de máquinas e equipamentos. O master black belt da Sigma Excellence, Afrânio Costa, compartilha sobre algoritmos na indústria 4.0. Já o CEO da Gimi Soluções em Energia discursa sobre a importância da qualidade da energia elétrica para os sistemas produtivos de máquinas e ferramentas. E encerrando o primeiro dia de evento, 9, entra no palco do Parque de Ideias a professora e head de ofertas de manufatura da TOTVS, Kelly Lira, com o tema "Jornada para a indústria digital - transformando sua manufatura de ponta a ponta".

 

No segundo dia, 10 de maio, o diretor da Vertical Manufatura 4.0 da ACATE, Tulio Duarte, fala sobre a inovação aberta na indústria de máquinas. O docente da Equalweb Brasil, Adiloderne Filho, aborda a sustentabilidade e sua importância para a indústria 4.0, bem como para a sociedade 5.0. Ainda da Equalweb Brasil, o senior business partner, Fábio Uzunof, traz a diversidade e a inovação como ferramentas estratégicas da indústria 4.0. No mesmo dia, ainda se apresentam o consultor e sócio diretor da MRM Consultoria, Marco Antônio Madureira, com a gestão de risco nas atividades humanas; e fecha a programação do dia a esperada CEO da Balluf, Adriana Belmiro da Silva, com o tema que traz as mulheres na indústria e a jornada de desafios e possibilidades.

 

Ainda com as mulheres em foco, o terceiro dia, 11, reserva a importância da presença feminina na indústria automotiva, com a CEO da Automotive Business, Paula Braga. Continuando no campo feminino, a coach e palestrante da Tallentum Partners, Cristina Moraes, vem falar sobre como reunir conhecimento e forjar a sua carreira. Já o CCO da Techboard Latam, José Roberto Dias, aborda a realidade aumentada aplicada na indústria 4.0. A eficiência energética na sala do compressor também é um tema que será compartilhado com o managing director da CS Instruments, Antonio Gómez Ramiro. O terceiro dia termina com o gerente de P&D da Fesmo / GPA, Joan Josep Roa, falando sobre polimento de ferramentas.

 

O quarto dia, 12, está reservado para as soluções que o SENAI traz à indústria. Para falar de segurança cibernética aplicada às indústrias de transformação, está confirmada a presença do especialista em tecnologia do SENAI, Danilo Rodrigues Oliveira. Outro especialista da mesma área, Renan Baptista, compartilha o conhecimento em tecnologia de automação e sensores com a IOT (Internet das Coisas). A manufatura aditiva na prática também estará presente na voz do agente de inovação da instituição, Joaquim Francisco Porto. A também agente de inovação do SENAI, Jaqueline Vieira de Souza, traz a jornada da transformação digital na indústria. E o coordenador de relacionamento com a indústria do SENAI, Ulisses Morais Junior, fecha a programação do dia com o tema eficiência energética e gestão integrada. 

 

Para finalizar a semana, no último dia, sábado, 13, o gerente de vendas da MM Engenharia, Lucas Mattos, fala sobre gestão de relacionamento com o cliente e as estratégias aplicadas ao mercado de máquinas e ferramentas. E o docente do Instituto de Ensino Mauá, Ari Nelson Rodrigues, encerra o Parque de Ideias falando do papel da cloud na manufatura. 

 

Estande Temático 

Uma das atrações que fará parte do Estande Temático na 3a edição da EXPOMAFE será a evolução de motores, veículos e máquinas-ferramenta. 

 

Para tanto, será apresentado o motor Willys de 1958, o primeiro motor para automóveis feito no Brasil; e também o motor Zetec Rocam,  fabricado nacionalmente e exportado para veículos da Ford na Europa, México, África do Sul e Índia. Para completar a exibição de motores, os visitantes poderão conferir o novíssimo motor elétrico da Ford que equipa modelos como o Mustang Mach, podendo chegar aos 487 cavalos de potência, com 87,6 kgfm de torque.

 

Outro destaque na mesma atração será o modelo Ford Phaeton de 1929, e um dos modelos mais recentes da montadora no Brasil, que é o Mustang MACH E, um SUV totalmente elétrico. Além disso, o estande temático apresentará a evolução das máquinas que transformaram a indústria de Máquinas-Ferramenta nacional com a apresentação dos tornos automáticos Cames A25 e um dos mais recentes do Brasil, o CNC TNG32.

 

Confira todas as atrações que a 3a edição da EXPOMAFE reserva aos visitantes pelo site

 

Serviço:

3ª edição da EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial.

Quando: 9 a 13 de maio de 2023 - (3ª a 6ª das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h) 

Onde: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo - SP.

Credenciamento de Visitantes, gratuito no link

Credenciamento de Imprensa aberto no link

 

Sobre a EXPOMAFE - A EXPOMAFE é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor. Apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria e é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Em mais de 120 horas de programação, são esperados mais de 55 mil visitantes no evento presencial. Saiba mais pelo site

 

Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br

 

10/04/2023

“Sucesso é muito mais do que dinheiro; sucesso é uma jornada”, afirma Lásaro do Carmo Jr, um dos keynote speakers que participará da Indústria Xperience Digital, que acontece de 8 a 10 de novembro, na plataforma Indústria Xperience

Em uma prévia do conteúdo que será abordado, o empresário comentou que é possível viver com o 'mindset de dono' e empreender na empresa alheia, se forem trabalhados os fatores críticos para o sucesso.

O keynote speaker abordará, em sua palestra, os key points (pontos-chave) para alcançar o sucesso: funcionamento do empreendedorismo corporativo, como obter foco, a inovação e o comprometimento, a importância do planejamento estratégico e tático, desenvolvimento da liderança e como lidar com pessoas. 

Na visão de Lásaro do Carmo, para alcançar o sucesso profissional é necessário contar com uma mente empreendedora, independentemente da função que se ocupa. Há 25 anos empreendendo, o empresário fala da diferença entre ser empreendedor e ser  empreendedor corporativo. "Quem divide conhecimento nunca morre na estupidez”, diz o palestrante.  

 

Programação

O evento Indústria Xperience será dividido em três pilares estruturais de conteúdo. No primeiro dia, 8/11, serão abordadas as Soluções em Automação, com destaque para a programação ABIMAQ INOVA, que traz cases dos desafios da jornada digital e também apresenta a Indústria no Metaverso em parceria com grandes empresas do cenário nacional e global. Ainda serão discutidos como os robôs autônomos podem deixar o parque industrial mais dinâmico. 

No segundo dia, 9/11, além da participação de Lásaro do Carmo Jr, o foco será no Empreendedorismo. Serão apresentadas, ao vivo, palestras que orientam como aplicar a IoT (Internet das Coisas) na projeção financeira da indústria e as novidades na gestão de qualidade do petróleo e gás no Brasil.

E no último dia, 10/11, as Soluções em Tecnologia reservam temas sobre a realidade aumentada, as novas tecnologias para AGVs e o Blockchain nas indústrias. A programação completa estará disponível, gratuitamente, na Plataforma Indústria Xperience. Acompanhe mais informações também pelo site

 

Serviço:

Indústria Xperience Digital

Quando: de 8 a 10 de novembro de 2022

Horário: das 10h às 18h

Acesso gratuito

Conteúdo disponível on demand, posteriormente.

Sobre a Indústria Xperience - A Indústria Xperience é uma plataforma inovadora que reúne produtos, conteúdo e networking, consolidando todo o segmento industrial em um mesmo ambiente virtual, aumentando, assim, as possibilidades de negócio e de troca de conhecimento.

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor, e apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria. A Expomafe é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios/proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Saiba mais pelo site

31/08/2022

Assunto amplamente discutido nas empresas estará presente também na 3° edição da Expomafe 2023

A Mercedes-Benz do Brasil é uma das indústrias automotivas que está em fase de implementação e difusão cultural da Indústria 4.0. O termo "Indústria 4.0" teve origem de um projeto estratégico de alta tecnologia do governo alemão, que promove a informatização da manufatura e a integração de dados. Um dos maiores impactos da indústria 4.0 é a adoção da automatização e eventual redução de mão de obra. Entretanto, segundo o relatório The Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial de 2016, o que a chamada quarta revolução industrial deve provocar é o aperfeiçoamento de competências e habilidades dos profissionais envolvidos, além de mais qualificação na geração de empregos.

Benefícios da indústria 4.0

A combinação entre profissionais mais qualificados, dados, robótica e processos automatizados gera benefícios para toda a cadeia automotiva, uma vez que viabiliza níveis de eficiência superiores. Mais inteligentes, as fábricas contam com sistemas ciber-físicos, que integram computação, comunicação e controle através de redes e processos físicos. A infraestrutura é capaz de fazer a gestão da cadeia de fornecedores e clientes, podendo sincronizar a demanda e otimizar as operações. A empresa que utiliza os dispositivos inteligentes pode ter inatividade quase zero, já que as máquinas não precisam interromper a operação.

A Indústria 4.0 é também tema central nas empresas da indústria nacional. O gerente de Projeto Estratégico da Mercedes-Benz do Brasil, Rafael Gazi, que atua liderando a área de Indústria 4.0 na empresa desde 2018, comenta que o país ainda está dando os primeiros passos quando se fala em ser suficientemente tecnológico, e que isso se deve não apenas ao desconhecimento sobre o tema, mas, também, à extensão territorial.

“Na minha visão, o Brasil, de forma geral, está caminhando entre as Indústrias 2.0 e 3.0, pelo fato do país ser muito grande e ter uma diversidade enorme de empresas, organizações e níveis de profundidade na tecnologia. Naturalmente, existem organizações e empresas que já estão na ponta e que vivenciam a Indústria 4.0 no seu dia a dia; enquanto outras, talvez, não tenham nem iniciado a Indústria 2.0”, afirma Gazi.

O key account manager da KUKA Roboter do Brasil, Patrick Polak, esclarece que o payback é um dos principais benefícios em apostar nas tecnologias. “Estamos falando de metade das empresas no Brasil que conhecem o conceito de Indústria 4.0 e apenas 1/3 delas que realmente planeja implementar algo. Pelo que vemos nas empresas que aplicam alguma iniciativa, o retorno sobre o investimento é garantido, principalmente naquelas que levam isso como uma transformação holística, como no caso da Mercedes-Benz, onde percebemos um grande retorno, com uma transformação integral da empresa”, reforça. A Kuka Roboter do Brasil é o fornecedor líder mundial para instalações de produção na indústria automotiva. 

Desenvolvimento da robótica na Indústria 4.0

A robótica é um dos pilares da Indústria 4.0, que conta com diversas ferramentas de IoT (Internet das Coisas), com softwares para integração, AGVs, entre outros dispositivos e equipamentos que auxiliam na colaboração, no ganho de tempo e na produtividade. 

Desde AGVs (automatic guided vehicle, ou veículos guiados automaticamente) até robôs colaborativos, a Mercedes-Benz possui processos robotizados com equipamentos da KUKA Roboter, fundamentais para a produtividade, especialmente na linha de caminhões que exigem elevada precisão, assertividade e repetibilidade. “A KUKA trouxe uma tecnologia bastante disruptiva, com a aplicação das rodas omnidirecionais nesses AGVs. Isso foi um diferencial porque eles têm uma capacidade de se mover em todos os eixos e em todas as direções. Desta forma, conseguimos adaptar nossa montagem bruta em um espaço pequeno e compacto. Foi um projeto importantíssimo, e de extrema relevância, com a parceria da Mercedes-Benz e da KUKA”, certifica Gazi.

Cadeia automatizada

Pelo terceiro ano consecutivo expondo na Expomafe – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial – a Renishaw tem no mercado automotivo um dos seus grandes segmentos de atuação. “O mercado automotivo é uma de nossas principais áreas de atuação, nosso marketshare é acima de 70% neste segmento e representa 45% de nossas vendas. Produzimos sistemas de diagnóstico, de apalpação, detecção de quebra de ferramenta, preset e softwares para máquinas-ferramenta, sistemas de medição in process, retrofit, software e acessórios para equipamentos de medição por coordenadas, assim como soluções completas em medição por coordenadas para laboratório de metrologia e chão de fábrica”, diz o gerente de marketing e vendas da Renishaw Apply Inovation, Marco Bueno.

Especializada em tecnologias de metrologia de alta precisão e de saúde, a empresa desenvolve soluções e sistemas que fornecem precisão, controle e confiabilidade incomparáveis. Também se destaca no campo da manufatura aditiva (também chamada impressão 3D), no qual projeta e produz máquinas industriais para "imprimir" peças a partir de pó metálico. 

Ainda de acordo com Bueno, além do mercado automotivo, a empresa atende outros ramos da indústria. O executivo identifica um aumento da atividade em áreas como transporte, movimentação de terra, defesa e serviços de usinagem em geral e afirma que a empresa está em um período de crescimento do mercado industrial. Bueno comenta que o crescimento não foi só no primeiro semestre deste ano, mas, segundo ele, desde 2020 a curva é ascendente. “Nossos produtos são soluções para melhoria de produtividade e redução de custos”, diz.

Na visão do executivo, o processo de adequação para Indústria 4.0 passa, obrigatoriamente, pela digitalização de informação, automação de sistemas e controle de processo integrado. “Estes são fatores nos quais nossas soluções têm impacto direto. Somos focados em melhorar a performance de sistemas de produção e controle baseados em digitalização, automação e monitoramento de processos e em um ambiente de crescimento da aplicação dos conceitos de Indústria 4.0. Nos encaixamos como um provedor de soluções essenciais para auxiliar o mercado Sul-Americano”, afirmou.

 

Participante desde a 1ª edição da Expomafe, Bueno diz acreditar muito no evento, colhendo excelentes resultados ao longo das edições. "A expectativa para 2023 é muito positiva. A empresa investiu em uma área e estande maiores para receber melhor os clientes e apresentar as novidades que teremos", disse. A Expomafe 2023 acontece entre os dias 9 e 13 de maio, no São Paulo Expo.

 

Serviço:

3ª Expomafe -  Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial 

Quando: De 9 a 13 de maio de 2023

Local: São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes, km 1,5

Horários: 3ª a 6ª das 10h às 19h, e Sáb. das 9h às 17h

 

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor, apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria. A Expomafe é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Saiba mais pelo site.

22/08/2022

Cristina Jorge Dias, psicóloga, coach e educadora traz histórias de vida do Centro Paraolímpico Brasileiro e conversa com Mauro Andreassa, consultor e especialista em indústria

Na última quinta-feira, 18, a Indústria Xperience liberou mais um webinar, on demand, para falar da inclusão de pessoas com deficiências e competências. A plataforma 100% digital apresentou o episódio que faz parte da série ESG da Indústria Xperience, que trata de um conjunto de práticas, diretrizes e estratégias expressando o compromisso das empresas com o impacto social e ambiental de suas operações.

 

A psicóloga, coach e educadora, Cristina Jorge Dias, apresentou neste episódio histórias de superação de atletas do Centro Paraolímpico Brasileiro, que conta com instalações esportivas, indoor e outdoor, para treinamentos, competições e intercâmbios de pessoas de alto rendimento com deficiências. Cristina afirmou que a competência das pessoas no esporte pode ser também aproveitada na indústria e no chão de fábrica. A psicóloga citou diversos conceitos paralelos entre as dificuldades dos atletas e colaboradores da indústria, e a mensagem deixada é que funcionários com deficiências não devem ser subestimados. 

 

Dias ainda apresentou o técnico da Seleção Brasileira de Paraolímpiadas, Felipe Silva, e, referindo-se a pessoas anãs, voltou a afirmar que tamanho não é documento na hora de contratar um novo colaborador. “Como os atletas com deficiências são competitivos em seus esportes, no trabalho, e em outros papéis assumidos, eles levam essa alta performance para o seu dia a dia”, disse a educadora. Outra história de superação trazida por Cristina é a de Daniel Dias, nadador paraolímpico e recordista mundial. Daniel nasceu com má formação de seus membros superiores e inferiores e, mesmo assim, conquistou 30 medalhas de ouro para-panamericanas.  

 

Cristina também citou a cartilha que explica como uma empresa poderá se tornar patrocinadora de um esporte paraolímpico e os benefícios institucionais para investimento em iniciativas que valorizam a inclusão e a qualidade de vida. Em 2021, nos jogos paraolímpicos de Tóquio, o Brasil trouxe para casa 72 medalhas, sendo 22 de ouro, dando intensa visibilidade também para as empresas que investiram nos atletas. 

 

Ela também é autora do livro Inclusão: Conceitos, Histórias e Talentos das Pessoas com Deficiência. A obra apresenta conceitos sobre a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho. Ela também apresentou outras duas obras de sua autoria: Compartilhar Jogos e Vivências e Jogos Pedagógicos e Histórias de Vida: Promovendo a Resiliência.

 

“Se os gestores forem preparados para serem cada vez mais resilientes em relação às dificuldades e obstáculos nas suas vidas pessoais e profissionais, poderão, sem dúvida, repassar esse conhecimento a todos seus colaboradores, tornando-os também mais resilientes”, afirma a coach, que fornece apoio socioemocional para deficientes visuais.

 

O próximo webinar da Indústria Xperience está programado para acontecer no dia 08 de setembro, às 17h, com o tema DFM: Desafio da integração entre produto e processo. A transmissão acontece pela plataforma da Indústria Xperience. Para fazer sua inscrição e conferir todos os episódios, gratuitos, acesse o link e acompanhe mais informações pelo site



Sobre a Indústria Xperience - A Indústria Xperience é uma plataforma inovadora que reúne, em um único ambiente, negócios, conteúdo e networking, consolidando todo o segmento industrial em um mesmo ambiente virtual, aumentando, assim, as possibilidades de negócio e de troca de conhecimento.

 

Sobre a FEIMEC - A FEIMEC se transformou em uma plataforma de negócios completa para todos os segmentos industriais, nacionais e internacionais, gerando negócios, relacionamentos e entregando conteúdos de qualidade em todos os ambientes: digital e físico, sinergicamente. Atualmente, possui uma base de dados qualificada, com mais de 60 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como plataforma digital, website, redes sociais e uma ferramenta de conteúdos e negócios exclusivos, com os quais consegue promover marcas, lançar produtos, gerar leads e realizar ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno dos investimentos, com mais foco e assertividade. Saiba mais pelo site.

 

Sobre a EXPOMAFE - A Expomafe é a Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, consolidada como um dos maiores eventos da América Latina do setor, apresenta o que há de mais moderno em soluções para a indústria. A Expomafe é visitada por compradores, engenheiros, técnicos, CEOs, sócios / proprietários, diretores, coordenadores, especialistas em produtos e processos, fornecedores de todos os segmentos do Setor Metalmecânico, profissionais e técnicos em logística e fabricantes. São mais de 900 marcas nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos. Saiba mais pelo site



Sobre a INFORMA MARKETS  - A Informa Markets desenvolve plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail [email protected]

10/08/2022

O evento, gratuito e aberto ao público, será apresentado no formato híbrido e reunirá renomados especialistas do marketing com foco no Hands On

A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ - realiza no próximo dia 18 o Seminário de Marketing Digital na Indústria (SMDI 2022), um evento gratuito e aberto ao público. Os colaboradores das empresas associadas à ABIMAQ poderão participar presencialmente do seminário, que será realizado na sede da associação, localizada à Av. Jabaquara, 2.925, em São Paulo. Para não associados, a participação deverá ser online.

 

As aulas do SMDI serão ao vivo para quem acompanhar o formato digital. Em boa parte das aulas, haverá conteúdo prático para que todos possam testar o aprendizado adquirido durante o seminário. O SMDI 2022 tem o objetivo de oferecer uma experiência diferenciada que traga resultados para o departamento de marketing das indústrias, além de promover o networking entre os participantes presenciais.

 

O diferencial deste ano será o foco no Hands On! Participam palestrantes com conteúdo ‘mão na massa’, ou seja, que realmente atuam na indústria e compartilham da experiência do marketing neste ecossistema. 

 

Entre os palestrantes está a Coordenadora de Comunidades na Informa Markets LATAM, Lia Penteado, que se aprofundará no tema Marketing de Comunidade.

 

Programação

 

A programação do SDMI 2022 está recheada de palestras com renomados profissionais do setor industrial. Confira:

 

  • Comunicação Estratégica pelo WhatsApp, com JP do WhatsApp - Especialista em Comunicação Estratégica pelo WhatsApp | Palestrante | Produtor de Conteúdo | Especialista em Ciência Política e Marketing Político;

  • Como criar conteúdo relevante e atrativo para as redes sociais, com Priscila Santos - Diretora de Negócios na Agência SoulRocket;

  • Planejamento: Do Zero à Ação, com Cris Marroig - CEO da Agência TMD;

  • Marketing de Comunidade, com Lia Penteado - Coordenadora de Comunidades na Informa Markets LATAM;

  • Dicas de SEO para o seu negócio, com foco em Copywriting, apresentação de Ludy Amano - Fundador da Mirago Marketing Digital;

  • Analytics - como identificar pontos de conversão no seu site, com Eleonora Diniz - Expert em Analytics | Consultoria em Internet | Marketing Digital;

 

Todo o conteúdo das edições anteriores do Seminário de Marketing Digital na Indústria está disponível no site do evento. Os participantes presenciais e virtuais poderão solicitar um certificado de participação, referente às 8 horas de aulas.

 

As vagas presenciais são limitadas, e os associados que quiserem participar nesta modalidade devem enviar um e-mail para [email protected]. Para participar no formato digital, basta fazer o registro através deste link.  

 

Serviço:

 

Seminário de Marketing Digital na Indústria - SMDI 2022

Quando: 18 de agosto de 2022

Local: Para participantes do formato digital, acesse o site. Para participantes do formato presencial, o endereço é Av. Jabaquara, 2.925

Horário: das 9h00 às 18h00

 

Sobre a ABIMAQ A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ - atua junto ao SINDIMAQ (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas) há 85 anos para impulsionar o crescimento da indústria com foco na inovação tecnológica e na geração de negócios. A estrutura nacional conta com escritórios e unidades distribuídas pelo país, representando cerca de 9.000 empresas de diferentes setores, com grande capacidade de articulação e influência junto às instituições políticas e econômicas.

A ABIMAQ representa institucionalmente o setor e acredita que, para fortalecer a indústria, é necessário estimular o comércio e a cooperação internacional, além de mobilizar o mercado e contribuir para a capacitação, apoiando a modernização tecnológica e de processos. A Associação oferece aos seus associados, experiência, networking, conhecimento, atendimento personalizado e geração de oportunidades para que eles sejam líderes em seus mercados e apoiem o desenvolvimento da economia brasileira.

 Coletivo da Comunicação 

Assessoria de Imprensa da FEIMEC E EXPOMAFE 2022/2023

APOIO INSTITUCIONAL

Parceiros de Mídia