4 a 8 de maio de 2021 | 3ª a 6ª das 10hs às 19hs | Sábado das 9hs às 17hs

São Paulo Expo Rod. dos Imigrantes - KM 1,5

Localização: F 372 | 07 a 11 de maio, das 10h00 às 19h00. Sábado, das 09h00 às 17h00

A ABIMAQ e o IPDMAQ apresentam a 4ª edição do projeto “Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0”, através de clusters com soluções tecnológicas, demonstrando de forma prática as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na indústria 4.0. Conta com a participação e realização de empresas de máquinas e equipamentos, automação e controle, softwares de gestão empresarial, produção e processos, startups, centros universitários, agências e bancos de fomento, tendo como objetivo alavancar e promover tecnologias e negócios na indústria. O projeto será apresentado na EXPOMAFE, entre 7 e 11 de maio de 2019, em um espaço de 200 m², destacando as as soluções que você pode conferir logo mais abaixo. Venha ver de perto soluções tecnológicas da indústria 4.0 para alavancar e promover tecnologias e negócios.

CLUSTER 1: MANUTENÇÃO PREDITIVA – Sistemas Pneumáticos

Nesse cluster os visitantes poderão conhecer na prática soluções para coleta e análise de dados em processos pneumáticos, destacando a otimização de processos e predição de falhas com uso de inteligência artificial, viabilizando a transformação digital. 

Descrição: Demonstração de um processo de prensagem pneumática em que os dados são coletados através de ilha de válvulas inteligente e analisados as condições de funcionamento do equipamento. Esses dados são coletados e enviados para uma plataforma de Internet Industrial das Coisas - IIoT, que recebe as informações e, utilizando algoritmos de machine learning, identifica anomalias para predição de manutenções.

Empresas Participantes: Beckhoff, CESAR, Metal Work.

CLUSTER 2: ROBÓTICA SEGURA – Interação Homem-Máquina

Os visitantes poderão explorar o uso da robótica colaborativa em um processo industrial, destacando a interação segura entre homem-máquina e seus benefícios. Poderão ser vistas também soluções para coleta e análise dados, gestão de processo e multiprotocolos de comunicação.

Descrição: Apresentação de um processo de usinagem com destaque a importância da robótica colaborativa, com soluções que garantem a segurança na interação homem-máquina. O cluster conta com aplicações de Internet Industrial das Coisas - IIoT para coleta e análise de dados visando a predição de manutenções, gestão de processo através de MES – Manufacturing Execution System, controle dos multiprotocolos por PC industrial e soluções em comunicação por fibra óptica.

Empresas Participantes: Beckhoff, CESAR, Furukawa, Romi, Kuka, Prodwin e Sick.

CLUSTER 3: SISTEMAS PRODUTIVOS INTELIGENTES

Esse cluster evidenciará a interoperabilidade de fábricas, interação entre diversos tipos de protocolos de comunicação, em que dados industriais trafegarão em nuvem (cloud) com soluções de segurança desses dados (Cyber Security), além de apresentar ferramentas que viabilizam a gestão remota de fábricas.

Descrição: Cluster com comunicação por multiprotocolos, com destaque ao OPC-UA e MTConect, explorando ainda gerenciamento de eficiência energética e ar comprimido, soluções de segurança de dados industriais, comunicação em nuvem e gestão remota.

Empresas Participantes: Advantech, Balluff, Beckhoff, Dassault Systèmes, FEI, Furukawa, GRV Software, Hexagon, Kaspersky, Mauá, MTConnect Institute, Schneider, Sick, Siemens, Westcon.

CLUSTER 4: QUALIDADE 4.0 – Autonomia e Inteligência Artificial em Processos

Nesse cluster os visitantes poderão observar a evolução das ferramentas de análise de qualidade dimensionais, com uso de sistema de visão computacional para medições em processos industriais, explorando ainda o uso de Inteligência artificial garantindo a qualidade de produtos diferentes em um mesmo processo. 

Descrição: Processo de análise de qualidade dimensional inteligente, composto por equipamento de medição CNC, sistema de visão computacional, softwares de gestão (CEP, MES, ERP), aplicações de robótica colaborativa, rastreabilidade e logística inteligente com uso de robô autônomo (AGV MiR), identificação por RFID e segurança industrial.

Empresas Participantes: Balluff, Beckhoff, Centro Paula Souza – Fatec, Dassault Systèmes, Furukawa, Hexagon, Prodwin, Sick e Tecmes.

CLUSTER 5: MANUFATURA ADITIVA – Design Generativo

Esse cluster apresentará aplicações e soluções em manufatura aditiva, destacando a evolução da tecnologia e dos materiais, tendências, aplicações de mercado e seus diferenciais.

Descrição: Composto por impressora 3D para impressão de produtos com ligas especiais (material de engenharia), software de otimização topológica utilizando método de elementos finitos, scanner 3D para prototipagem e uso de tablets industriais para soluções virtuais, como aplicação de realidade aumentada. 

Empresas Participantes: Advantech, Dassault Systèmes e SKA.

CLUSTER 6: GESTÃO DIGITAL

Os visitantes poderão visualizar aplicações de ferramentas de gestão digital que podem ser aplicadas em empresas de diferentes portes, destacando o uso remoto dessas ferramentas através de tablets industriais, robustos para esse tipo de aplicação, e que será exemplificado na gestão dos demais clusters do projeto. 

Descrição: Através de Big Data e Data Analytics, o cluster coleta informações dos demais clusters para apresentá-los em forma de dashboard, utilizando as ferramentas de gestão digitais (ERP, MES, PLM), mostrando as possibilidades de gestão remota. Também será apresentada uma ferramenta auxiliar para compra e venda de serviços de usinagem, dentro dos conceitos da manufatura compartilhada. 

Empresas Participantes: Advantech, Furukawa, Peerdustry, Prodwin, TOTVS.

CLUSTER 7: VIRTUALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA

Serão apresentadas ferramentas e soluções virtuais para auxilio no desenvolvimento, apresentação, monitoramento e gestão de produtos, processos e serviços, destacando ferramentas para comissionamento virtual, realidade virtual e aumentada e gêmeo digital. 

Descrição: Softwares e ferramentas para comissionamento virtual de produtos e processos, gêmeo digital, realidade virtual e aumentada, que serão aplicados em alguns dos clusters, demonstrando na prática suas aplicações.

Empresas Participantes: Dassault Systèmes, Mauá, SENAI, Siemens, SKA e Tecmes.

CLUSTER 8: GANHOS COM DADOS INDUSTRIAIS

Esse cluster apresentará formas de coleta de dados e aplicação de soluções analíticas, com uso de inteligência artificial, para tomadas de decisões assertivas aumentando a performance industrial, tendo como benefício redução de custos operacionais, entre outros benefícios.

Descrição: Maquete de uma planta sensorizada, controlada por ferramenta de machine learning, simulando processo de controle de nível, vazão e fluxo de fluido. O cluster possibilita a interação com o público da feira, permitindo que o público opere a planta e entenda a diferença de ganhos entre uma planta automatizada e manual. A planta destaca ainda outras ferramentas de análise de dados e diferentes ferramentas de conectividade (sensores, dispositivos e protocolos).

Empresas Participantes: Birmind, Balluff, Advantech, Furukawa, Prodwin.

CLUSTER 9: MANUTENÇÃO PREDITIVA – Processos de Usinagem

Os visitantes poderão conhecer na prática soluções para coleta e análise de dados em processos de usinagem, destacando a predição de falhas com uso de inteligência artificial.

Descrição: Os dados relacionados às condições de funcionamento de um centro de usinagem são coletados e enviados para uma plataforma digital através de Internet Industrial das Coisas (IIoT). Esses dados são analisados, utilizando algoritmos de Machine Learning, para identificar anomalias para predição de manutenções, antecipando e programando paradas de máquinas, substituição de ferramentas, entre outras ações.

Empresas Participantes: Advantech e Romi.

CLUSTER 10: INTELIGÊNCIA NAS MÁQUINAS

Os visitantes poderão conhecer na prática soluções para dar inteligência a equipamentos que possuem sistemas mecanizados e com baixa eletrônica embarcada.  

Descrição: Os dados relacionados a uma micro-puncionadeira são coletados por PC industrial e enviados para uma plataforma digital, que recebe tais informações e as processa, possibilitando realizar diversas análises por meio de algoritmos, que resultará em informações úteis sobre o comportamento da máquina como consumo para a eficiência energética, predição de falhas, programação de processo, entre outras ações.

Empresas Participantes: Beckhoff e Wultz.