4 a 8 de maio de 2021 | 3ª a 6ª das 10hs às 19hs | Sábado das 9hs às 17hs

São Paulo Expo Rod. dos Imigrantes - KM 1,5

EXPOMAFE 2019 confirmou a retomada da confiança e dos investimentos pela indústria brasileira

Consolidada como a maior feira do seu segmento na América Latina já na segunda edição, a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial foi encerrada em 11 de maio, e atingiu a meta de atrair 55 mil visitantes profissionais, numa aréa de 55mil metros quadrdos.

Foram mais de 750 marcar nacionais e internacionais expondo as principais tendências e lançamentos do setor

  • Acessórios: Dispositivos e Componentes
  • Controle de Qualidade: Integrado à Fabricação e Medição
  • Automação Industrial, Robótica, e Integração de Células de Manufatura
  • Equipamentos Hidráulicos e Pneumático, Válvulas, Bombas e Compressores
  • Equipamentos para Movimentação e Armazenagem
  • Ferramentas
  • Manuais e de Corte
  • Máquinas e Equipamentos Diversos e Acessórios para setor metalmecânico
  • Máquinas-ferramenta
  • Soldagem e Corte
  • Manufatura Aditiva, Prototipagem e Impressoras 3D
  • Compradores
  • Engenheiros
  • Técnicos
  • CEOs, Sócios / Proprietários
  • Diretor
  • Coordenadores
  • Especialistas em produtos e processos
  • Fornecedores de todos os segmentos do Setor
  • Metalmecânico
  • Profissionais e técnicos em logística
  • Fabricantes

Feira oficial do setor metalmecânico, a primeira edição da EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, confirmou sua força e relevância no cenário macroeconômico. A EXPOMAFE aconteceu de 9 a 13 de maio no São Paulo Expo, maior e mais moderno centro de exposições da América Latina. Maior evento do setor no País, a feira reuniu 400 expositores que representaram 630 grandes marcas nacionais e internacionais dos mais diferentes segmentos da indústria metalmecânica.


► 630 marcas expositoras nacionais e internacionais
► 45 mil m² de área de exposição
► 45 mil profissionais do setor visitaram o evento
► 78 apoiadores
► 27 Parceiros de Mídia  
► 90% dos visitantes pretendem retornar na EXPOMAFE 2019
► 89% dos visitantes têm um papel importante no processo de compra da empresa
► 83% dos visitantes compareceram na EXPOMAFE com o objetivo de realizar negócios

RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

► 08 compradores do exterior: CHILE, ESTADOS UNIDOS, EGITO, NIGÉRIA, PERU e QUÊNIA
► 134 reuniões
► USD$ 11,0 milhões gerados em negócios

 

DEMONSTRAÇÃO DE MANUFATURA AVANÇADA

► 12 empresas realizadoras e patrocinadoras: BECKHOFF, SCHULER,SKA, COMAU, TOTVS, BALLUFF, DASSAULT SYSTEMES,HEXAGON, KUKA, METAL WORK, PHOENIX CONTACT e SICK

►  6 startups: AUTOMATSMART, BIRMIND, DATABOT,FORSEE, VISTURIAN e VIRTUAL CAE, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI

► 8 empresas que cederam tecnologias complementares para aoperação da linha, além da Informa Exhibitions, Agência Brasileira de DesenvolvimentoIndustrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)

► 450 m² de fábrica inteligente funcionando ao vivo durante a realização da feira

► Seminário "Indústria 4.0: Aplicação na Prática" com palestrantes nacionais e internacionais

06 entidades apoiadoras
 

EVENTOS SIMULTÂNEOS

► Seminário de Óleo e Gás

► VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção

► Painel Tecnológico de Corte e solda

► Palestra: Pensamentos que Apontam para o Futuro com Ricardo Guimarães

► Seminário Internacional Protocolo de Comunicação para Indústria 4.0

 

ARENA TÉCNICA


► 40 horas de conteúdo técnico
► Todos os dias de feira das 10h às 19h e no sábado das 10h às 17h
► Palestras gratuitas em formato dinâmico e duração média de 45 minutos
► Arena Técnica ofereceu palestras das empresas Beckhoff, Dassault Systemes,Faap, Fronius, Ingersoll Rand, Kuka, National Instruments, Open Mind, Pilz,Painel Logístico, Revista do Parafuso, Schunk, Weiss e ABIMAQ

ESTANDE TEMÁTICO

► Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF) da ABIMAQ

► O espaço demonstrou, na prática, a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado

► Estande Temático teve como tema a indústria de máquinas e implementos agrícolas e ofereceu muita visibilidade ao setor, representado pela Jacto

 

CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO

► 60 horas de conteúdo para visitantes


Durante cinco dias (de 7 a 11 de maio), 750 marcas nacionais e internacionais apresentaram suas inovações em automação industrial, robótica, manufatura aditiva, prototipagemimpressoras 3D, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, e muito mais.



Mercado internacional

Para estreitar as relações entre a indústria brasileira e os fornecedores internacionais de tecnologia, a EXPOMAFE 2019 contou com a presença de 40 empresas expositoras de nove países: Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca.

Projeto Imagem

Durante a EXPOMAFE 2019, o Programa BMS também realizou o Projeto Imagem, que promove e divulga a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional por meio de visitas de jornalistas, formadores de opinião e especialistas ao Brasil para conhecer o setor. Nesta edição, recebeu profissionais do grupo de comunicação Vanguardia Industrial, do México, e da Metalworking, da África do Sul. 

Projeto Comprador

Foram oito compradores, distribuidores e representantes estrangeiros de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins, que participaram da 2ª. Rodada Internacional de Negócios, realizada durante EXPOMAFE 2019. As reuniões
entre os compradores internacionais, e as 25 fabricantes brasileiras do setor, nos dias 8 e 9, resultaram em US$ 6.577 milhões, em negócios fechados e futuros para os doze meses seguintes. Esse valor representa crescimento de 8% em relação à primeira edição da Rodada Internacional da Negócios, acontecida na EXPOMAFE 2017.

Parque de Ideias
Com foco na inovação e indústria 4.0, o Parque deIdeias da EXPOMAFE 2019 reuniu algumas das maiores instituições de ensinodo Brasil para apresentar seus projetos de inovaçãoe ministrar palestras, juntamente com entidadesdo setor e expositores.

Demonstrador de tecnologias da indústria 4.0
O espaço contou com 10 clusters que apresentaram demaneira interativa soluções já disponíveis no mercado.Liderado pela ABIMAQ, o projeto contou com o patrocíniodo BNDES e das empresas Advantech, Balluff, Beckhoff, Birmind, Centro Paula Souza – Fatec, CESAR, Dassault Systèmes, FEI, Furukawa, GRV Software, Hexagon, Informa Markets, Kaspersky, Kuka, Mauá, Metal Work, MTConnectInstitute, Peerdustry, Prodwin, Romi, Schneider, SENAI, Sick,Siemens, SKA, Tecmes, TOTVS, Westcon e Wultz.

Estande temático
O espaço teve como finalidade demonstrar a importância da máquina-ferramenta ao longo dos anos, destacou nesta edição a aplicaçãodo uso do maquinário na produção do motor Antoniette V8, de oito cilindros, aplicado noavião 14-bis, criado por Santos Dumont noinício do século XX. Os visitantes puderam conferir de perto réplicas projetadas por Alan Calassa, construtor e piloto, deste aviãoe também de outro aeroplano criado por Dumont, o Demoiselle.

RoboCoaster
Promovida pela empresa expositora KUKA, a atração foi estrelada pelo primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial. Com seis eixos e braço fixado em uma gôndola, o robô simulou movimentos dinâmicos similares a uma montanha russa, graças a combinações livremente programáveis.

ROADSHOW VDI – Aplicaçãode diretrizes oficiais alemãs àindústria 4.0 no Brasil
Evento organizado pela VDI Brasil (Associação de Engenheiros Brasil –Alemanha) com o objetivo de demonstrar os benefícios da aplicação de boas práticas alemãs documentadas de forma objetiva e acessível nas diretrizes da VDI para a indústria no Brasil.


 

 

O São Paulo Expo colocou a cidade de São Paulo na rota dos principais eventos da América Latina, reforçando a cidade como destino mundial para o turismo de negócios e entretenimento. Com padrão internacional e gestão de um dos maiores grupos de eventos do mundo, o São Paulo Expo reúne todos os elementos para realizar feiras de sucesso.

A localização do pavilhão é estratégica, a 850 metros do metrô Jabaquara e a 10 minutos do aeroporto de Congonhas. Por ficar fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga, a localização facilita etapas de montagem e desmontagem dos estandes, e acesso aos visitantes que chegam pela Rodovia dos Imigrantes.

O complexo arquitetônico tem uma moderna infraestrutura capaz de sediar eventos nacionais e internacionais. Possui um edifício garagem para 6.500 vagas e passarela de acesso integrada ao pavilhão e pagamento automatizado.


Newsletter

Quer receber novidades sobre a maior feira do setor metalmecânico da América Latina? Clique no botão abaixo e fique por dentro.